No primeiro tempo, jogo truncado e fechado. O Vasco se postou defensivamente e amarrou o jogo, dificultado as ações do Botafogo. O 0 a 0 foi justo, mas o Fogão conseguiu uma importante vantagem nesta etapa: terminar com um jogador a mais.
O primeiro lance de perigo foi um cruzamento que Marcelo quase chegou, mas Martin silva pegou. Aos 20, Renatinho arriscou da entrada da área e a bola bateu no braço de Rafael Galhardo. O árbitro não marcou, em lance duvidoso.
Vez de o Vasco assustar. Aos 25, Gatito espalmou chute de Pikachu e evitou o gol de Riascos no rebote. Aos 35, Pikachu entrou livre e mandou por cima.
Até que, aos 37, Fabricio deu entrada forte, no tornozelo de Luiz Fernando, e recebeu o cartão vermelho! Expulsão justa. O Botafogo teve chances com Valencia, para fora, e com Pimpão, de voleio.
Mas foi no segundo tempo que a pressão aumentou. Kieza, aos 4, quase fez de cabeça, vencendo Martin, mas parando em Erazo. Aos 6, Rabello cabeceou para fora. Aos 11, pênalti claro ignorado de Galhardo em Carli. No rebote, Renatinho soltou a bomba e Martin Silva espalmou.
A melhor oportunidade veio aos 20. Leo Valencia cobrou falta na área, Brenner desviou e Martin fez grande defesa. O Vasco se fechou ainda mais, arriscou em chutes por cima e foi ameaçado em cruzamentos.
Já na reta final, aos 47 Valencia foi expulso. Parecia que não dava mais. Porém, o Botafogo acreditou e fez o gol decisivo aos 50! Após cruzamento na área, Carli aproveitou o rebote e mandou para a rede! Vasco 0 x 1 Botafogo!
A decisão foi para os pênaltis. Brenner, Gilson, Marcinho e Renatinho converteram para o Fogão, Gatito pegou as cobranças de Werley e Henrique, e o GLORIOSO se sagrou campeão carioca de 2018!
FICHA TÉCNICA
VASCO 0(3) X(4) 1 BOTAFOGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de abril de 2018 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Público: 58.135 pagantes
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Thiago Corrêa Farinha (RJ)
Cartão Amarelo: Paulão, Desábato, Werley(Vas); Marcelo, Rodrigo Pimpão(Bota)
Cartão Vermelho: Fabricio(Vas); Leo Valencia(Bota)
Gol:
BOTAFOGO: Joel Carli, aos 49 minutos do segundo tempo
VASCO: Martín Silva, Rafael Galhardo(Werley), Paulão, Erazo e Fabrício; Leandro Desábato, Evander(Andrés Rios), Yago Pikachu, Wágner e Henrique; Riascos(Ricardo)
Técnico: Zé Ricardo
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Marcelo, Matheus Fernandes, Luiz Fernando(Rodrigo Pimpão), Leo Valencia e Renatinho; Brenner
Técnico: Alberto Valentim