O Centro de Formação Quilombola Ana Moreira realizou a cerimônia para a formatura de mais uma turma de técnicos agrícolas em Codó. A solenidade, que aconteceu na casa de eventos Fazenda Show, contou com a presença de formandos representantes de várias comunidades da região quilombola da zona rural de Codó, como Centro do Expedito, Barro Vermelho, Lagoa do Costa, Santo Antonio dos Pretos.
Os onze alunos fazem parte da quinta turma formada pelo Centro de Formação Quilombola Ana Moreira, em parceria com o IFMA. Na ocasião, o profissional da educação homenageado foi o professor Sólon Pereira da Nóbrega Filho. O evento teve o apoio do vereador Pastor Max, do empresário Francisco Carlos Oliveira e do prefeito Francisco Nagib.
“Gostaria de destacar a grande relevância e serviços prestados a nossos jovens e nossa sociedade pelo Centro de Formação Quilombola Ana Moreira e seus profissionais. Que prestar minhas homenagens aos professores, como o professor e gestor Ribamar Melo, os professores Leudo, Arlindo, Nicinha e Fernanda, bem como todos os profissionais envolvidos para a realização deste evento”, destacou o vereador Pastor Max.
O parlamentar também lembrou o trabalho diligente da Unidade Regional de Educação de Codó, que agrega força aos esforços para que o centro continue formando novas turmas de jovens técnicos. “Não podemos deixar de mencionar os esforços da URE, na pessoa da professora Eremita, que tem buscado fazer o melhor para que a escola possa cumprir seu objetivo, que é formar nossos jovens usando a pedagogia da alternância, onde o aluno passa 15 dias na escola, aprendendo técnicas e conteúdos formais e os outros 15 dias em suas comunidades, onde aplicam todas as técnicas e os conteúdos aprendidos na escola”.
Em suas considerações finais, o vereador deixou sua mensagem a todos os formandos, seus familiares e profissionais da educação. “Parabenizo a todos do Centro de Formação Quilombola Ana Moreira, professores, coordenadores, alunos e suas famílias aqui presentes. Esse momento era um sonho para os alunos da zona rural, que muitas vezes não tem a atenção merecida, mas que agora estão entre as prioridades da administração. Olhar e poder testemunhar esses alunos concluindo uma etapa de seu aprendizado é um orgulho muito grande. A formação desses novos técnicos é fruto de um trabalho conjunto e uma vitória para a educação de Codó. E pedimos que eles continuem prosseguindo em suas lutas e sonhando cada vez mais alto, e por meio da educação e do conhecimento ajudar as comunidades as quais eles representam”.
Evento do Ana Moreira contou também com o Apoio do Prefeito de Capinzal do Norte André Portela e do Secretário Municipal de Igualdade Racial Júnnior Jatobá.
Ascom