


Neste informativo existe uma coluna do Professor Carlos Gomes (membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Codó – IHGC), ele escreve sobre a história da cidade e, na edição de 07/15 de maio de 2011 descreve sobre os codoenses famosos. Vamos conhecê-los:
Alcenor Duallibe Garcia (Alex Brasil) – Nascido a 28 de dezembro de 1954, no povoado Santo Dumont (Saco). Jornalista e Radialista pela Universidade Federal do Maranhão. Autor de várias obras publicadas, dentre elas: Planeta Vermelho, Idade do Ouro, O Sonho Deve Continuar. Escritor Modernista, participativo dos problemas sociais que afetam à população brasileira. É membro da Academia Maranhense de Letras, ocupante da Cadeira no. 30, que tem como Patrono Teixeira Mendes.
Ambrósio Amorim – Nasceu no interior de Codó, em 1922, descendente de família humilde. Artista plástico, sua primeira exposição aconteceu em 1946, no seguinte, participou do II Salão Arthur Marinho e, em 1950 é agraciado com a Menção Honrosa do I Salão da Sociedade de Cultura Artística do Maranhão. Criador da logomarca do Guaraná Jesus. Patrono da cadeira no. 1 do IHGC. Faleceu em 2003, aos 81 anos de idade.
Clodomir Teixeira Millet – Nasceu em 17 de agosto de 1913. Médico e político. Foi Deputado Federal pelo PSP em 1950 e Senador da República em 1966, pela ARENA.
Manoel Felício Pinto – Nasceu em 1896, no sitio Brandão. Magistrado, escritor e poeta. Bacharel em Direito, pela Faculdade de Manaus (1918). Exerceu a magistratura no Amazonas, Maranhão e Piauí. Escreveu “Frutos Verdes e Floresta Lírica”, “Jardim de Flores” e outros.
Filomena Catarina Moreira – Nasceu em 25 de novembro de 1896. Primeira professora normalista a atuar profissionalmente, dirigiu o Grupo Escolar Colares Moreira.
O melhor governador que já tivemos em todos os tempos, chama-se Eduardo Ribeiro, um maranhense que deu toda a sua inteligência e garra para o progresso da cidade de Manaus e do Amazonas – seremos eternamente gratos a ele e aos maranhenses. É isso.
Texto escrito pelo jornalista e blogueiro de Manaus Jose Martins