Reforma Política é tema de encontro entre Rubens Junior e vereadores do Maranhão

“As propostas da reforma política ainda serão votadas no plenário da Câmara, que funciona com muita pressão popular. Então este é o momento da ajuda de todos neste processo”, destacou o deputado federal e coordenador da Bancada do Maranhão no Congresso Nacional, Rubens Júnior (PCdoB), durante encontro com vereadores maranhenses, nesta sexta-feira (11).

O encontro aconteceu na Assembléia Legislativa do Maranhão, por meio de um convite da Associação de Vereadores do Estado para debater sobre a reforma política. “Esta foi uma oportunidade de detalhar o andamento das mudanças dentro da Câmara dos Deputados e também ouvir a opinião de todos. Em um segundo momento, reuniremos os vereadores com toda a bancada no Congresso para tratar de interesses do Maranhão”, explicou o deputado federal.

Rubens Júnior comentou que a Câmara já avançou em alguns pontos, como a Democracia Direta e a Participação Popular, mas existem dois pontos que ainda não foi possível ter consenso: sistema eleitoral e financiamento de campanha. “Como o eleitor votará? Em uma pessoa, em um partido, em uma área geográfica? E quem paga a conta? É uma empresa? É um fundo público? Ainda há muito o que ser definido até o final do mês de setembro para que já possa entrar em vigor nas eleições do próximo ano”, questionou.

Ainda de acordo com o parlamentar, a iniciativa da Associação dos Vereadores é indispensável para que se possa construir um consenso dentro do campo da política, com a participação de todos os atores. “E isso não é muito comum no estado do Maranhão. normalmente é cada um por si. Então seminários como esses têm dado alguma ajuda para construir um processo de reforma política mais democrático”, avaliou.

Rubens Júnior finalizou sua participação destacando que é possível propor mudanças após as sugestões conjuntas vindas dos estados. “O modelo proposto afasta o povo e facilita quem está exercendo o cargo. Só ajuda quem está no mandato, só que ainda não foi aprovado no plenário da Câmara. A pressão popular poderá fazer toda a diferença”.

O seu endereço de e-mail não será publicado.