Guarda Municipal de Codó terá poder de polícia assegurado por lei

Sancionada em 8 de agosto, a lei federal 13.022/2014 concedeu poder de polícia às guardas municipais de todo o país. Não haverá mudanças no trabalho operacional da Guarda Municipal. A diferença é que agora esse passa a ser um dever legal da corporação.

A guarda municipal de Codó já faz esse tipo te trabalha, onde dar suporte as Policias Militar e Civil com isso quem ganha é a população, hoje a guarda de Codó conta com 14 guardas todos concursados.

Em conversa com o comandante da guarda municipal de Codó,Ferandez ele nos informou que já foi dado a entrada na Policia Federal solicitando posse de armas aos guardas e que depois da liberação da Policia Federal será a vez do poder executivo de liberar o curso de treinamento balístico.

Mais nós esperamos que primeiro esses guarda municipais tenham um treinamento,e um trabalho pscologico para que não venham atuar de forma errada com nosso população.

Conforme estabelece a lei, que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais, além da segurança dos bens públicos, as guardas passam a ter como “princípios mínimos de atuação” funções como a “preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição de perdas” e o “patrulhamento preventivo”.

A lei garante ainda o porte de arma de fogo às forças de segurança municipais. Embora já trabalhasse armada, a Guarda Municipal de Capivari tinha esse direito assegurado por uma autorização da Justiça.

“Há muitos anos as guardas batalhavam por essa regulamentação. É uma grande conquista para a nossa corporação”, desde 2010, os debates sobre o projeto nas edições anuais do Congresso Nacional das Guardas Municipais.

Com essas conclusões foi fixada, em repercussão geral, a tese: “é constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas”.

Vote na nossa enquete se você é a favor a essa lei em Codó.

Solon da Nóbrega

Além do treinamento balístico deve ter uma revitalização do treinamento na Academia da Polícia Militar para prepara-los para a nova função que será muito importante. Sucesso a nossa Guarda Municipal.

Luis fernando

Parabens a guarda de Codó, vcs ja faziam o trabalho, faltava o reconhecimento e a valorização, o porte de arma e os EPIs vão dar apenas uma qualiade melhor no desenvolvimento de suas atividades, quem ganha é a populaçao.
Parabéns ao prefeito por sua atitude.

O seu endereço de e-mail não será publicado.