Como a tecnologia e rede social facebook impulsionam a vida das pessoas?

Com os avanços acelerados da tecnologia e das mídias digitais no nosso dia a dia estamos no topo da globalização gerando uma valorização da digitalização. É evidente no cotidiano das pessoas que o exagero tem tomado conta das várias formas, onde nós estamos em busca cada vez mais dos smartphones ou do computador da última geração. Isso tem resultado e mudado por completo, nossos valores básicos e as nossas relações por um simples motivo, a grande mídia ao nosso derredor que tem transformado no sentindo de como nós seres humanos vamos se comportar em mundo e sociedade.

Como Marcondes Filho vai dizer que em nenhuma outra época da história humana, as pessoas tiveram à sua disposição tantos meios de comunicação: telefones, mensagens eletrônicas, equipamentos para transmitir imagens, vozes, acontecimentos.

Não podemos de forma alguma negar que as mídias digitais tem transformado as mídias sociais e até mesmo famílias não se reúnem mais a uma mesa de jantar ou sala para conversar e trocar ideias, da mesma forma os amigos sem a presença de todos com algum aparelho eletrônico de tal forma que ascensão torna-se inevitável.

Podemos conceber que estamos na era do consumo exagerado pois o mercado e o consumo além de afetar diretamente o comportamento e a consciência dos seres humanos, segue uma lógica de sucesso temporário porque nós estamos em buscas cada vez mais das novas tecnologias e aos poucos o mundo em que vivemos nesse contexto real vai sendo midiatizado por completo por meio do uso das telas.

Ela consiste hoje em uma das principais ou a principal mídia de utilização em nossas vidas. Não podemos negar que nunca se houve como nessa geração pessoas paradas em frente algum tipo de tela seja de celular, computador ou TV.

As redes sociais que utilizamos sempre como por exemplo o Facebook, Whatsapp e Instagram se tornaram as maiores ferramentas de comunicação da atualidade, o Facebook por exemplo é uma das redes que mais utilizamos no

momento, pois ele consegue conectar muitos indivíduos de várias formas nesse mundo inteiro que estamos inseridos.

Quando utilizamos o Facebook a realidade que se apresenta é praticamente o mesmo que acontece com esse grande exagero da modernidade, nós seres viventes estamos mais preocupados em aparecer do que realmente ser, a grande necessidade de exposição da imagem pessoal com postagens diárias de fotos em restaurantes, show de artista favorito e aquela viagem dos sonhos. Tudo isso para manter a fidelidade da nossa audiência, onde ficamos como protagonista (dono do perfil) e na narrativa base (a funcionalidade do Facebook) adicionamos cinco mil amigos na qual não conhecemos nem se quer cem.

Todos nós almejamos conseguir o sucesso um dia e o Facebook como todas estas ferramentas vai proporcionar isso, talvez essa seja a explicação mais óbvia para todo esse contexto que a rede social se tornou pela capacidade de conectar várias pessoas de todas as partes do mundo, cores, raças e etnias em geral.

Com o passar dos anos e o elevado aumento das tecnologias o mundo chegará a um grave choque de realidade com a virtualidade até mesmo entre as reuniões de familiares, devemos nos atentar a esse “outro lado da moeda” para nos mobilizar e descontruir toda esse contexto que a sociedade atual está se inserido.

Wellyngthon Sampaio (Acadêmico de Jornalismo

Sobre Jeferson Abreu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *