TIM ativa serviço de voz pela rede 4G em mais cinco cidades do Nordeste

A partir desta semana, a TIM, líder em cobertura 4G no Brasil, disponibiliza, em mais duas cidades do Nordeste, o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês), que permite ligações de voz em alta definição pela rede de quarta geração. São elas: Santa Inês e Pindaré A funcionalidade foi lançada pioneiramente pela operadora em junho, em Brasília, e já chegou a outras vinte cidades. A previsão é de que mil municípios tenham a tecnologia até o final do ano.

Sempre buscamos inovar e melhorar a experiência dos nossos clientes, seja na conexão a rede de Dados, através da maior rede 4G do País com mais de 2.180 cidades, como no uso da voz em alta definição (VOLTE), diz Leonardo CapdevilleCTO da TIM Brasil.

A funcionalidade permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade. Qualidade é uma das vantagens da novidade, já que as ligações são realizadas em alta definição de voz, sem ruídos. Outros fatores importantes para o usuário são a navegação simultânea utilizando o 4G, redução do consumo de bateria, além de o tempo de estabelecimento da ligação ser até quatro vezes maior do que o atual.

Com esta tecnologia, o consumidor poderá efetuar e receber chamadas por meio da rede LTE (4G), diferentemente do que ocorre atualmente, quando passa automaticamente para 3G e 2G ao iniciar ou receber uma ligação. Em relação à cobrança, essas melhorias serão transparentes para o cliente e não significarão maior custo, pois continuará sendo tarifado da mesma maneira, conforme seu plano. As ligações não são descontadas do pacote de dados. “O cliente não precisará fazer uma ativação ou escolher qual rede quer utilizar. Tudo acontece de forma automática, simples e transparente para o consumidor”, complementa Capdeville.

O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE. Os consumidores poderão conferir no tim.com.br a lista completa de modelos compatíveis, além de esclarecerem suas dúvidas sobre a nova funcionalidade. Por enquanto, a tecnologia esta disponível para os clientes TIM Black e usuários de demais planos pós-pagos, exceto ofertas do segmento corporativo. Em outubro, a funcionalidade será liberada para toda a base de consumidores da operadora.

O seu endereço de e-mail não será publicado.