Desemprego vai a 6,9% em dezembro, o maior para o mês desde 2007

Ex gerente vendendo agua no sinal
Ex gerente vendendo agua no sinal

Em dezembro do ano passado, o desemprego foi de 6,9%. Apesar de ter caído em comparação com novembro, quando foi de 7,5%, a taxa foi a maior para o mês desde 2007, quando tinha sido de 7,4%.
De janeiro a dezembro de 2015, o desemprego no Brasil teve média de 6,8%. Em 2014, a média tinha sido de 4,8%. O aumento de 2 pontos percentuais entre os anos foi o maior registrado na série histórica, que começou em 2003.
A média de pessoas desempregadas no ano passado foi de 1,7 milhão, 42,5% maior que a de 2014 (1,2 milhão).
Os números foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), que é baseada nos dados das regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Na semana passada, o Ministério do Trabalho divulgou outros dados sobre emprego, mas se referiam a trabalhadores com carteira assinada (foram fechadas 1,5 milhão de vagas com carteira em 2015).
A pesquisa divulgada hoje pelo IBGE é diferente, inclui todos os trabalhadores, com ou sem carteira assinada. Além disso, os dois levantamentos usam métodos diversos.

IBGE vai encerrar PME

Atualmente o IBGE faz outras duas pesquisas sobre emprego com divulgações mensais, além da PME: Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua e a Pimes (Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário).
A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua é feita em mais municípios do que a PME. A última divulgada indicou que o desemprego foi a 9% no trimestre de agosto a outubro do ano passado, o maior desde 2012.
A Pimes (Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário) mede apenas o emprego na indústria. A última indicou que o total de trabalhadores no setor caiu 0,4% em novembro, 11º mês seguido de queda.
O IBGE divulgou que vai acabar com a PME e a Pimes, ficando apenas com a Pnad Contínua. A última coleta da PME está programada para acontecer em fevereiro, com divulgação prevista para março.
(Com Reuters)

O seu endereço de e-mail não será publicado.