Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Município de Codó realiza atividades relativas ao Dia Mundial do Rim

IMG-20160310-WA0043

Pela primeira vez o município de Codó participou da celebração do Dia Mundial do Rim (World Kidney Day), que aconteceu simultaneamente em todo planeta nas primeiras horas do dia 10 de Março. Em Codó, o evento simbólico foi realizado na sede do Instituto Histórico Geográfico de Codó, antiga estação de trem. A escolha do local foi feita em comunhão com vários países e cidades ao redor do mundo, que utilizam os principais pontos turísticos para o lançamento da campanha. Na ocasião estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, a representante da Nefroclínica de Codó, Nicole Oliveira, coordenadores e profissionais das secretarias da Saúde e Educação.IMG-20160310-WA0044
Para a edição 2016, o tema foi “A Prevenção Renal começa na Infância”, e teve como objetivo incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce e um estilo de vida saudável para combater o avanço de doenças evitáveis nos rins. De acordo com a enfermeira nefrologista, Nicole Oliveira, as principais causas de insuficiência renal crônica na infância são as malformações congênitas do trato urinário associado a infecção urinária de repetição, doenças renais hereditárias (como doença de rins policísticos), nefrites (doenças inflamatórias nos rins), cistos renais, fatores genéticos.
Para o secretário Ricardo Torres, Uma forma importante de prevenir danos aos rins das crianças é ficar atento à infecção urinária recorrente. “De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia atualmente existem cerca de 110 mil pessoas fazem tratamento renal no Brasil e cerca de 10% da população mundial sofre com algum tipo de doença renal, a melhor forma de tratarmos do mal é justamente a prevenção, principalmente em crianças também”.
As atividades alusivas ao Dia Mundial do Rim se enceram hoje, às 18h, no Instituto Histórico Geográfico de Codó.
AscomIMG-20160310-WA0041

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*