Vereador Pastor Max pontua os avanços dos últimos oito anos na educação de Codó

maxNa sessão de ontem da câmara municipal, o vereador Pastor Max colocou em pauta o tema educação e iniciou suas palavras ressaltando o papel imprescindível do conhecimento na existência do cidadão e seus reflexos na vida em sociedade. “A educação pública é mais do que determinante na qualidade que se deseja obter em qualquer campo da nossa sociedade, ela é necessária para se combater à pobreza, à injustiça e à desigualdade; ela é necessária na formação de novos hábitos e valores; ela é necessária na construção de uma cidadania ativa e crítica; Ela é condição básica e direito fundamental de qualquer cidadão”. Afirmou.

Avanços na educação de Codó

O vereador pontuou os grandes avanços e as conquistas na educação do município durante a gestão Zito Rolim e o esforço praticado pelo governo municipal para que as mudanças estruturais e pedagógicas fossem possíveis. “A educação pública do município de Codó tem avançado significamente ao longo desses quase oito anos da gestão do prefeito Zito. Educação que antes era refém da ausência de políticas educacionais importantes, quando não se tinha essa visão transformadora e se observava o descaso, falta de compromisso e abandono. Na atual administração passamos por um período de grandes mudanças, como a que tem acontecido na Educação Infantil do nosso município”.

O edil destacou que nos últimos anos houve avanços na qualidade e no atendimento de crianças na pré-escola e creches, ampliando de forma importante o número de vagas e oferecendo a comunidade uma estrutura física e pedagógica de qualidade, com estruturas adequadas e que incluem: salas climatizadas, professores capacitados, equipe humanizada, profissionais de apoio, entre outras melhorias.  Alguns exemplo citados pelo vereador foram as pro-infâncias (CMEI) entregues as comunidades do Codó-Novo e do Km 17. “O Km 17 que se destaca por ser um distrito rural, mas que não deixou de receber a atenção e o compromisso do Prefeito Zito em oferecer não só para aquele distrito, mas para todas as famílias de comunidades circunvizinhas, a mesma estrutura ofertada para as crianças que residem na cidade, incluindo alimentação diferenciada e espaço humanizado

Muitas obras, reformas e ampliações

O parlamentar também lembrou que foram reformadas e ampliadas o Jardim Lucia Bayma, Gessy Araújo, Vera de Pádua, e outros estão em fase de conclusão, como a antiga creche Eliane Figueiredo, creche Santo Antônio, Priscila Reis, e Robson Rolim. “O CMEI Maria Luiza no Bairro São Vicente Pallotti foi construído para atender a demanda existente na região com qualidade. E ainda estão em fase de acabamento as Pro-infâncias do Bairro São Vicente Pallotti e Vila fomento, com o mesmo padrão das demais e que em breve serão entregues as suas respectivas comunidades”.

Max concluiu reforçando que outras reformas e ampliações estão em andamento, e que o governo, através da Secretaria de educação, montou bibliotecas infantis nos Pró-infância, entregou gratuitamente fardamento para os alunos da educação infantil, adquiriu e entregou livros de educação infantil, parquinhos e brinquedos para os CMEIs, demonstrado o compromisso que tem em oferecer uma educação pública de qualidade, começando por uma base bem estruturada na qual exige a educação infantil. “Ainda há muito que fazer, é claro que há, e a consolidação desses desafios levará bem mais que oito anos, principalmente a qualidade que tanto desejamos e buscamos, que exigirá dos próximos governantes muito mais do que a continuidade desse trabalho, mas a coragem, a ousadia e a liderança para começar a fazer como o Prefeito Zito tem feito”.

Ascom

O seu endereço de e-mail não será publicado.