Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Governo inspeciona condições hídricas do Rio Itapecuru

1459797182232O Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), em parceria a Administração de Hidrovias do Nordeste (Ahinor), iniciou uma inspeção técnica em toda a extensão navegável do Rio Itapecuru, com o objetivo de examinar vários aspectos vitais para sua sobrevivência e conservação, como: dificuldade de navegação, condições físicas das matas ciliares, lançamentos de efluentes, captação direta de água, retirada de areia e construções irregulares.

A expedição composta por dez técnicos, das mais variadas áreas de conhecimento, iniciou pela calha principal do rio e foi dividida em duas etapas, utilizando equipamentos apropriados para realizar batimetria. A primeira etapa, já completada, subiu o rio a partir de Codó até o afluente Alpercatas, em Colinas. No percurso entre Codó e Santa Rosa, no município de Eugênio de Barros, o que mais surpreendeu a equipe técnica foi a quantidade de captadores de água para indústrias (sem outorga) e dragas motorizadas para extração de areia, destinada a construção civil.

Um aspecto considerado positivo na avaliação da equipe foi a qualidade das matas ciliares encontradas, embora em muitos locais, os projetos agrícolas não respeitassem os limites legais para desmatamento. Diante disso, as equipes da Sema estão fazendo o mapeamento dessas áreas, para realizar visitas individualizadas aos projetos agrícolas e industriais, para cobrar medidas de recuperação ou reposição das matas ciliares.1459797158164

O baixo índice de precipitação de chuvas, registrado nos últimos períodos chuvosos no Maranhão, é apontado pelos especialistas como responsável pelo baixo nível de água, inclusive expondo o afloramento de enormes pedras no leito do rio. Esta condição dificulta a navegação nos períodos de maiores vazões, impactando no transporte de pessoas e da produção agrícola.

A primeira etapa da Inspeção do Rio Itapecuru, saiu de Codó e passou por  Pirapemas, Coroatá, Fortuna, Buriti Bravo e Colinas. A próxima e última etapa, que deve ocorrer até o final do semestre, sairá de Codó, e passará em Pirapemas, Coroatá, Santa Rita e Rosário.

Na próxima segunda-feira (4), será realizada, na sala de reuniões da Sema, uma apresentação do Projeto do Rio Itapecuru, concebido na administração do ex-governador Jackson Lago, entretanto nunca foi executado. A apresentação será feita pelo professor e economista Raimundo Palhano. O encontro contará com a presença do secretário da Sema, Marcelo Coelho, e dos adjuntos Liene Pereira, Victor Belo, Rozendo Júnior e do corpo técnico da superintendência de Recursos Hídricos da Sema.

Ascom sema

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Estado
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*