Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Parceria SENAR-Prefeitura inicia assistência técnica e capacitação para crédito rural orientado em Codó

IMG_20160408_151953Na manhã desta sexta-feira (8) aconteceu no auditório da Escola Modelo Remy Archer, em Codó, o encontro de produtores e técnicos ligados ao setor agropecuário para as capacitações do projeto ABC Cerrado e orientações para crédito rural orientado. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e prefeitura Municipal de Codó.
Os cursos são gratuitos e o participante poderá escolher uma das quatro tecnologias sustentáveis de produção para ser capacitado: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Em Codó, o foco das palestras foi direcionado para o setor pecuário. De acordo Com o secretário Municipal de Agricultura, Cordeiro Oliveira, há 30 anos o município de Codó não tinha essa oportunidade.
“Essa é uma capacitação técnica para os nossos produtores, criadores de gado de corte em especial, a partir de 50 hectares e que já tenham uma pequena criação. Vamos falar sobre a elaboração de projetos para a cadeia produtiva, disponibilizando técnicos para acompanhar esses produtores em melhorias técnicas como inseminação artificial, elaboração de projetos de crédito em longo prazo, ocupação de pastagem, melhoria de alimentação do gado, tratamento sanitário do rebanho. Nossos criadores não tinham uma oportunidade como esta há trinta anos”.
Projeto ABC Cerrado
Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.
Para o palestrante Figueiredo, superintendente do SENAR, a capacitação é a porta de entrada dos produtores rurais no Projeto. “O ABC Cerrado fornece ainda de forma gratuita ao produtor, assistência técnica e gerencial. Nós estamos aqui para mais uma atividade do sistema FAEMA/SENAR criar um ambiente favorável para as ações de assistência técnica que serão desenvolvidas. Vamos disponibilizar ao produtor a oportunidade de realizar pleitos de crédito orientado, onde o SENAR faz o projeto e presta a assistência técnica ao produtor, pra isso estamos fechando parceria com Banco do Brasil, BN, BASA e Caixa Econômica Federal, para que o produtor possa para que ele possa fazer com desenvoltura os níveis de produtividade e o gerenciamento da propriedade como um todo”.
Ascom – PMC

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*