Mais de 60% dos municípios maranhenses inscritos no Selo UNICEF estão desenvolvendo ações que ampliam a vacinação pentavalente em crianças na primeira infância

unicefDos 100 municípios do Maranhão que continuam no projeto Selo UNICEF, 62,5% estão trabalhando com ações para ampliar o número de crianças vacinadas com a pentavalente. Também 62% deles escolheu promover estratégias que aumentem o número de consultas de pré-natal para mais de 7 e decidiram aumentar quantidade de crianças, que estão na escola, recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O planejamento e realização de políticas públicas voltadas à solução desses problemas já são resultados provocados pelo projeto Selo UNICEF, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que propõe uma metodologia aos municípios da Amazônia de mobilização, gestão e resultados reais e positivos na vida das crianças e adolescentes.

Essas ações estão sendo desenvolvidas pelos municípios desde 2013, quando foram promovidos vários ciclos de capacitação com gestores, técnicos e conselheiros municipais, atividades de mobilização e participação social e monitoramento permanente dos indicadores relacionados à infância e adolescência.

A atividade final proposta pelo Selo é a realização do 2º Fórum Comunitário, a ser realizado entre maio e julho pelos municípios participantes. Durante o 1º Fórum, etapa obrigatória, ocorrido no primeiro ano de realização da atual edição do Selo, mais de 50 mil pessoas participaram, em cerca de 500 municípios. Durante este Fórum, a comunidade tinha a oportunidade de conhecer o Selo e opinar sobre as políticas voltadas para a infância.

No 2º Fórum, a gestão municipal e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), deverão apresentar, com base no plano de ação produzido a partir do 1º Fórum, os resultados das ações desenvolvidas e, novamente, a comunidade poderá opinar sobre os avanços ocorridos no município.

A realização do Fórum Comunitário, as políticas para a infância em cada estado e o combate ao mosquito Aedes Aegypti serão os principais temas abordados no 4º ciclo de capacitações do Selo UNICEF, que será promovido entre os meses de abril e maio nos nove estados da Amazônia.

IV Ciclo de Capacitações –No Maranhão, será nos dias 3 e 4 de maio, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (Avenida Senador Vitorino Freire – Areinha).

Durante os dias de capacitação, os articuladores municipais e presidentes dos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente também discutirão sobre a importância de prevenção do zika vírus e combate ao Aedes aegypti.

Eles poderão ainda tirar dúvidas sobre o Sistema de Monitoramento, Orientação e Acompanhamento (SOMA) e sobre o curso de aperfeiçoamento de Planejamento e Gestão do Plano Municipal de Ação do projeto Selo UNICEF.

Sobre o Selo UNICEF – O Selo UNICEF Município Aprovado busca estimular e reconhecer mudanças concretas e positivas na vida dos meninos e meninas nos municípios da região. A iniciativa é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com os governos estaduais, a Escola de Formação de Governantes do Maranhão (EFG-MA), e o Instituto Peabiru, com o apoio da Cemar, Celpa, Celtins e Laboratório Aché.

Mais informações:

Ida Pietricovsky de Oliveira – UNICEF

(91) 98128.9022

ipoliveira@unicef.org

www.seloamazonia.org.br

www.unicef.org.br

Michelle Franco – Instituto Peabiru

(98)98153-3669

selounicefma@gmail.com

www.seloamazonia.org.br

O seu endereço de e-mail não será publicado.