Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Cerca de 15 mil eleitores codoenses vão ter que pedir 2ª via do título e mudar de zona eleitora

imagesJá está sendo realizado no Cartório Eleitoral, da rua  Cônego Mendonça, centro de Codó, o chamado REZONEAMENTO. O Tribunal Superior Eleitoral determinou que ele seja feito em municípios onde há uma diferença considerável no número de eleitores de duas ou mais zonas eleitorais.
Codó entrou na lista porque possui duas zonas.
A 7ª, até então só para quem vivia na cidade, tem pelos novos dados oficiais do TRE-MA, exatos 35.627. Já a 69ª, considerada exclusiva para os moradores rurais, ficou, após a biometria com 29.970 eleitores. O que o zoneamento vai tentar fazer é deixar estes números mais igualitários, mais metade/metade pra cada zona. (FORAM CANCELADOS este ano 24.185 títulos, 14.200 só da zona rural).
-Municípios que têm mais de uma zona e que a discrepância entre o eleitorado de uma zona pra outra é grande, o TSE juntamente com o TRE implementaram o rezoneamento. O que é? um equilíbrio equitativo entre o eleitorado- explicou Ranildo Duarte, chefe de Cartório da 69ª zona eleitoral.
Por conta disso eleitores de 8 escolas (locais de votação), aqui da cidade vão ter que se dirigir ao Fórum, novamente, para pedir uma segunda via do título eleitoral onde constará uma nova seção, porque todos  eles passarão a ser, a partir de então, não mais da 7ª, mas da 69ª zona eleitoral.
-O eleitor precisa comparecer aqui para definir, pra ele saber, ter conhecimento que sua seção que antes pertencia à 7ª zona, agora vai pertencer à 69ª.Como essa zona saiu da 7ª e vai pertencer à 69ª ela ganha um novo número, então aquele número da seção no título desses locais de votação tiveram alteração. Pra que no dia da eleição o eleitor não fique perdendo tempo procurando qual o local, qual o acesso, então ele vem aqui no cartório com antecedência, solicita a sua segunda via, e aí já vai sair a segunda via com a zona correta – justificou Ranildo
VEJA AS ESCOLAS
Os eleitores que devem procurar o Fórum Eleitoral, da rua Cônego Mendonça, urgentemente, portando o título atual e sua Carteira de Identidade (original e cópias), são os que votavam nas seguintes escolas da cidade:

  • ESCOLA GOVERNADOR ARCHER

Escola Lalá Ramos

  • UFMA – CAMPUS CODÓ

Escola Santa Filomena

  • COLÉGIO HUMBERTO DE CAMPOS

Escola Remy Archer

  • COLARES MOREIRA

Supletivo Lúcia Bayma
E AGORA, VÃO PRA ZONA RURAL?
O chefe de Cartório foi indagado pelo blogdoacelio sobre SE ESTAS PESSOAS QUE ANTES ERAM DA 7ª E AGORA SERÃO DA 69ª PASSARÃO A VOTAR NA ZONA RURAL. Ranildo Duarte explicou que NÃO.
Na verdade o que vai ocorrer é que essa divisão, até agora existente, entre eleitores da cidade e eleitores da zona rural, deixará de existir.
-Essa definição, essa cisão entre 7ª urbana/69ª rural não vai mais acontecer, por quê? porque vão existir locais de votação pertencentes a zona 69ª aqui na zona urbana, essa definição, essa distinção 7ª urbana/69ª rural isso não vai mais existir- frisou.
PRAZO
Na opinião do chefe de Cartório aproximadamente 15 mil eleitores terão que passar pelo rezoneamento até o dia 22 de setembro deste ano.
-Pelo Código (Eleitoral) ele pode requerer a segunda via até 22 de setembro, mas para se evitar o congestionamento no dia 22 é importante que o eleitor procure logo o cartório. Se não procurar no dia da votação, no dia da eleição vai haver um comunicado em cada um desses locais de votação explicando qual era a seção que antes pertencia a 7ª e agora é 69ª, a gente vai converter, vai haver um comunicado em relação a isso – disse
Fonte:Blog do Acelio

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*