Governo capacita técnicos para realizar Cadastro Ambiental Rural na região de Pedreiras

IMG_20160606_062416Técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) da Regional de Pedreiras, do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e do Plano ‘Mais IDH’ estão aptos para efetuar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) após concluírem o curso sobre CAR que começou terça-feira (31) e terminou nesta sexta-feira (03), no município de Lago da Pedra.
 
Durante o curso, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar, formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agerp e do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).
 
Os técnicos tiveram aulas teóricas e práticas. Aprenderam sobre cartografia, cartografia digital e programas como Google Terra, além de noções do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e da Lei do Novo Código Florestal. Eles, também, conheceram o manuseio do GPS e foram a campo realizar o CAR.
 
De acordo com o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, a capacitação dos técnicos do órgão e demais entidades vai contribuir para que todos os agricultores familiares sejam beneficiados.
 
“A capacitação dos técnicos da região permitirá que os pequenos agricultores se cadastrem e, assim, se habilitem a ter acesso às linhas de créditos e outros programas da agricultura familiar” ressaltou o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça.
 
O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, destacou a importância de capacitar a equipe técnica para dar prosseguimento no registro dos imóveis no CAR com a prorrogação das inscrições.
 
“O CAR está, agora, sob coordenação do Sistema da Agricultura Familiar e a Agerp é nossa parceira nessa missão. A adesão ao CAR será requisito para acesso ao crédito rural a partir de 2017. Então, entendemos que essas capacitações são fundamentais para ampliarmos o número de imóveis no CAR e desenvolver a agricultura no estado”, disse o secretário Adelmo Soares.
 
Segundo o instrutor do curso, David Gonçalves, a Regional de Pedreiras é um das que possui menos Cadastros e o Sistema SAF está priorizando essas localidades para que os técnicos sejam multiplicadores para efetuar o CAR na região.
 
“As capacitações estão sendo realizadas nas regionais que compõem o Sistema SAF e os técnicos que prestam Assistência técnica e extensão rural (Ater) vão auxiliar no cadastro. É uma premissa do Novo Código Florestal que os órgãos estaduais que coordenam o CAR realizem o cadastramento direto aos proprietários de imóveis rurais de até quatro módulos,” finalizou David Gonçalves.
 
Cadastro Ambiental Rural (CAR)
 
O CAR é o registro eletrônico das informações dos imóveis rurais com o objetivo de realizar planejamento, monitoramento, combate ao desmatamento ilegal e regularização ambiental.
 
A inscrição dos imóveis é obrigatória para todas as propriedades rurais, sejam elas públicas e privadas, assentamentos da reforma agrária e áreas de povos e comunidades tradicionais. Devidamente inscritos no CAR, o proprietário passa a ter vantagens, como o acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), Comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e acesso ao crédito rural.
O prazo de inscrição dos imóveis de até quatro módulos no CAR é até o dia 05 de maio de 2017. E, a partir de 28 de maio de 2017, as instituições financeiras não poderão conceder crédito agrícola para os agricultores que não possuírem o CAR.

O seu endereço de e-mail não será publicado.