Senado abre consulta pública sobre novas eleições e 92% apoia proposta

n-NOVAS-ELEICOES-large570Em meio a manifestações pedindo novas eleições, o Senado abriu uma consulta pública de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o tema.
De autoria do senador Walter Pinheiro (sem partido – BA), a PEC 20/2016 propõe novas eleições presidenciais simultaneamente às disputas municipais de outubro.
Até o início da noite desde domingo (4), 146.912 pessoas haviam votado a favor e 12.340 contra a proposta.

Para ser aprovada, uma PEC precisa de três quintos dos votos tanto na Câmara quanto no Senado, em dois turnos.
Durante o dia, manifestantes pediram a saída de Michel Temer da Presidência da República e a convocação de um novo pleito.
A estimativa de organizadores é que 100 mil tenham participado do ato em São Paulo. A polícia militar não divulgou um número.
Na sexta-feira, o PT decidiu iniciar a moblização de uma nova campanha pelas ‘Diretas Já”, lançada em 1983 durante o governo militar, cobrando eleições diretas à Presidência da República.
O partido e seus principais aliados apostam no discurso de que nova eleição é um pleito da população. A própria ex-presidente Dilma Rousseff já está afinando esse discurso. “Quem está querendo eleição direta é o povo na rua, não somos só nós”, disse, em coletiva de imprensa na sexta-feira (2).

O seu endereço de e-mail não será publicado.