Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Comemoração do Dia Internacional da Menina em Codó conta com oficinas e atividades de conscientização

planCodó, 10 de outubro de 2016 – Amanhã (11/10) é comemorado o Dia Internacional da Menina, estabelecido em 2012, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como resultado de um esforço da Plan International. Para celebrar a data, a organização realiza ao longo de todo o mês, em Codó (MA), uma série de ações para chamar a atenção da população e sensibilizá-la sobre os problemas que afetam globalmente a vida de meninas em países pobres e emergentes.

Para Anette Trompeter, diretora nacional da Plan International Brasil, é importante conscientizar a comunidade local sobre os direitos das meninas. “Mostrar para a comunidade a situação das meninas é necessário, pois é através dessas ações que faremos com que a população local se engaje e se mobilize para a construção de uma sociedade mais igualitária”, explica.

As ações fazem parte da campanha global Por Ser Menina e visa impulsionar o potencial das meninas, assegurando o pleno exercício de seus direitos por meio da diminuição da pobreza e da discriminação de gênero.

Uma das atividades do dia 11 de outubro é a marcha “Nós por todas elas”, com início previsto para às 7:30 hs. A concentração será na Praça Palmerio Cantanhede e percorrerá as principais vias da cidade, finalizando na Praça Ferreira Bayma, em frente à prefeitura.

Para Anselmo Costa, gerente da Unidade da Plan International Brasil em Codó, este evento dará voz às meninas na defesa de seus direitos. “As meninas ainda encontram diversas barreiras em suas vidas, como acesso à educação, violências, etc. Temos de realizar ações que chamem ainda mais a atenção da sociedade para este tema para que efetivamente consigamos empoderar as meninas”, afirma

Dentre as ações do movimento Global, uma das meninas ocupará a cadeira da secretaria municipal de Educação de Codó. A ação será realizada no dia 26/10 pela manhã. À tarde (14h) haverá uma roda de conversa com profissionais da educação e acadêmicos do IFMA – Instituto Federal do Maranhão de Codó, liderada por meninas participantes dos projetos da Plan International Brasil com o propósito de discutir o empoderamento de meninas e seus direitos, a cultura do machismo e a promoção da igualdade de gênero.

Por Ser Menina

A campanha Por Ser Menina foi lançada mundialmente no dia 11 de Outubro de 2012, junto com a comemoração do Dia Internacional da Menina. A campanha desenvolve ações e projetos para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos, contribuindo, assim, para a diminuição da pobreza e da discriminação de gênero. No Brasil, serão impactadas diretamente 30 mil meninas até o ano que vem. No mundo, serão quatro milhões de meninas diretamente, 40 milhões de meninas e meninos, por meio de programas transformadores e sensíveis a gênero, e 400 milhões de meninas, por meio de mudanças nas políticas públicas.

Sobre a Plan International Brasil

A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa há 79 anos e presente em 71 países. No Brasil desde 1997, a organização possui hoje mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 70 mil crianças e adolescentes. A Plan International Brasil parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Em 2011, lançou a campanha mundial “Por Ser Menina”, com o objetivo de acabar com as raízes da discriminação contra meninas, exclusão e vulnerabilidade, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades. Como resultado dos esforços da Plan International, em 2012 a ONU instituiu o dia 11 de outubro o Dia Internacional da Menina. Para mais informações sobre a organização, acesse: www.plan.org.br

Descrição: Caio marca dagua

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*