Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Governo dá continuidade aos seminários de estruturação do Plano Estadual de Educação Ambiental

thumbnail_dsc_0429

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) realizou, nos dias 25 e 26/10, o 13º e 14º Seminários de Estruturação do Plano Estadual de Educação Ambiental, nas unidades regionais de Educação (UREs) de Bacabal e Pedreiras.

Os seminários têm como objetivo assegurar a implementação de todas as linhas da Política Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, por meio de programas e projetos ambientais.

 thumbnail_dsc_0436

A Política e o Sistema Estadual de Educação Ambiental estabelecem que o Plano em questão é o principal instrumento balizador das políticas, dos programas e projetos voltados para a área, devendo ser construído de forma participativa e democrática. “Por isso, estamos construindo as ações nestes seminários regionais, envolvendo as 19 UREs. Não é interessante fazer um plano de gabinete, é necessário ouvir todos os municípios do Estado e conhecer a realidade de cada um”, explicou a Superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Ana Paula Rios.

A mobilização para todos os seminários é direcionada às cooperativas; federações; associações e sindicatos; tomadores de decisões de entidades públicas e privadas (políticos, executivos e dirigentes, Câmara de Vereadores, promotorias de Justiça, secretarias municipais e afins, setor empresarial); educadores, gestores educacionais; organizações não-governamentais; gestores ambientais; povos e comunidades tradicionais (lideranças indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, produtores rurais, pescadores, grupos de marisqueiras, ribeirinhos); e outros interessados no tema.

Na ocasião, os presentes tiveram acesso às seguintes palestras: Gestão de Educação Ambiental no Maranhão; Plano Estadual de Educação Ambiental para a linha prioritária: educação ambiental como apoio às escolas sustentáveis; apresentação da forma como o Plano está sendo estruturado e, em seguida, são pensadas propostas que farão parte do documento.

Para o Secretário de Agricultura de Poção de Pedras, Matias Sousa, a iniciativa é de fundamental importância para o Estado. “A elaboração do Plano veio no momento certo e pelas vias certas. O desafio é grande, mas cada um fazendo a sua parte, só temos a ganhar”, destacou ele.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente de Bacabal, Raianellem Rodrigues, “Não existe um instrumento eficaz sem a participação popular”.

Ao final dos seminários serão ouvidos todos os 217 municípios do Estado.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Estado
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*