Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Combate à corrupção, entre outros assuntos, são tratados em reunião de presidentes das Cortes Eleitoral e de Contas

thumbnail_TRE-MA-visita-tceO presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), conselheiro Caldas Furtado, recebeu nesta segunda-feira, 23 de janeiro, a visita do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador Lourival Serejo. Também participaram da reunião o diretor geral do TRE, Gilson Borges, o vice-presidente do TCE, conselheiro Nonato Lago, além de conselheiros substitutos, procuradores e auditores de controle externo da Corte de Contas.

Serejo definiu o encontro como “uma visita de cortesia, de entrosamento e de solidariedade ao novo presidente. Também demonstramos que temos elementos comuns de preocupação, que são a luta contra a corrupção e a busca por gestões equilibradas, sérias e compromissadas com o cidadão”.

Lourival Serejo ressaltou que é importante pontuar que uma eleição não se esgota no dia da votação, pois o resultado dela se prolonga a partir da posse e respectivo mandato do gestor, que é acompanhado por meio da fiscalização, em que o TCE tem papel preponderante. “É um processo que ultrapassa o dia da eleição e nesse ponto a nossa preocupação converge, com o objetivo de que tenhamos gestores eficientes e corretos”, afirmou.

Na mesma linha de raciocínio, o presidente do TCE discorreu sobre vários projetos que estão sendo implementados pelo tribunal, a exemplo da prestação de contas eletrônica a partir deste ano e o controle concomitante das ações executadas pelas administrações municipais.

Caldas citou, como exemplo, o projeto do TCE Móvel, que visa à fiscalização de obras e projetos das administrações municipais durante os seus andamentos, como forma de evitar desperdícios e corrigir rumos caso sejam detectadas falhas ou possíveis desvios de finalidade. “Nesse sentido, de forma educativa, o Tribunal de Contas também está de portas abertas para orientar seus juridicionados”, asseverou.

Ao tomar conhecimento sobre as novas medidas adotadas pela Corte de Contas, o presidente do TRE elogiou as iniciativas. “Isso faz com que os gestores se conscientizem que o tribunal de contas não é só repressivo, ele está aberto para orientar as gestões, é também um órgão consultivo que contribui para a eficiência nas administrações e prestações de contas”, destacou.

Também presente na reunião, o vice-presidente do TCE, Nonato Lago, considerou proveitosa a visita institucional e a troca de impressões entre os dois presidentes. “Recebemos a honrosa visita do presidente do TRE, desembargador Lourival Serejo. Entre ele e o presidente Caldas Furtado houve uma troca de ideias muito proveitosa, já que existe uma relação muito próxima entre os interesses e as prerrogativas dos tribunais de contas, bem como das cortes eleitorais”, concluiu.

Fonte: TCE, com edição

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Estado
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*