Secretaria Municipal de Educação elabora planejamento estratégico para os primeiros cem dias de governo

thumbnail_1-copiaA secretária Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou na manhã desta quinta-feira (5) uma reunião no Auditório da Escola Remy Archer. A pauta do encontro foi para apresentar aos diretores e supervisores de escolas e a nova equipe gestora da educação, formada por 04 diretorias: a de Ensino, Monitoramento de Avaliação Educacional, de Infraestrutura e a de Administração.

Na oportunidade foi apresentado também o Plano de ação para os 100 primeiros dias de gestão no governo Mais Avanço, Mais Conquistas para Educação da zona urbana e rural. De acordo com a secretária de educação, Deuzimar Serra, o encontro é fundamental para o planejamento de uma gestão eficiente na educação de Codó.

“Estamos com todos os diretores de escolas da zona urbana e rural e coordenadores para apresentar a nova equipe ao prefeito Francisco Nagib e organizar o período letivo, que tem previsão de início no dia 20 de fevereiro. Também iremos precisamos planejar a semana pedagógica, que será realizada de 03 a 17 de fevereiro, organizar as comissões especificas e tratar do diagnóstico das necessidades das escolas”, explicou.

Para o prefeito Francisco Nagib, que recebeu homenagens na ocasião, a educação de Codó está nas mãos de uma equipe muito valorosa. “É uma alegria estar aqui com todos vocês para tratarmos da educação. O saber é nosso maior patrimônio, por isso precisamos continuar investindo muito na educação do nosso povo, para a formação de valores humanos em nossa sociedade. Tenho certeza que a educação de nosso município está nas mãos de uma equipe competente e que nos dará resultados expressivos. Quero deixar esse avanço como legado de minha administração”. Declarou o prefeito. thumbnail_2 thumbnail_3 thumbnail_4 thumbnail_5

Ascom – PMC

Arlindo salazar

A Doutora Deuzimar Serra tem um currículo excepcional, mas o seu difencial está na sua paixão e comprometimento pela educação. Tive o prazer de trabalhar com ela na UEMA e pude vivenciar a sua determinação em fazer sempre o melhor pela educação. Se lhes forem dadas as condições mínimas necessárias, não tenho dúvidas que deixará marcas extremamente positivas na educação de Codó. Os desafios são homéricos, mas acredito nela e na sua equipe. Ela precisará de todo apoio do Prefeito, dando lhe autoridade e autonomia para agir.
Não quero opinar sobre as questões pedagógicas, mas administrativamente, posso apontar algumas necessidades imediatas:
1) fim da interferência de Vereadores e outros amigos de políticos importantes nas decisões da Secretaria;
2) implantação de um sistema de avaliação do corpo docente e demais profissionais da educacao;
3) implantação de uma Mesa Permanente de Negociação, para as questões ligadas aos planos de cargos, salários, etc.
4) Aplicação de processo seletivo para todos os cargos da educação, inclusive de programas como o Mais Educação, valorizando o mérito e acabando com as indicações politiqueiros.
5) Investir em educação continuada de nossos educadores, facilitando seu acesso às pós graduações;
6) Informatizar o Sistema de Ensino;
7) Criar a site da transparência da educação de Codó.
8) Aplicar a CF e não permitir a acumulação indevida de cargos ou emprego público;
9) Acompanhar a folha de pagamento da Educação;
10) Rever a logística de compra e distribuição da alimentação escolar. A passada se apresentou pouco eficiente.
11) Rever a logística do transporte escolar, o modelo passado foi extremamente ineficiente.
12) Desaparcer com as vergonhosas escolas de taipas, construindo escolas dignas.
13) Pensar um novo modelo de escolas rurais, talvez levando em conta a sazonalidade da atividade rural, formando parcerias com as Escolas Família Agrícola e com o IFMA.
Enfim, são muitos os desafios, mas acredito que podemos avançar e melhorar sensivelmente o nosso Ideb.

Arlindo salazar

Seria bom que a nossa Câmara Municipal convidasse os novos Secretários para apresentar seus Planejamentos Estratégicos para, ao menos, 01 ano. Assim a população poderia conhecer o que pensa e o que pretende cada pasta.

Paula

Muito bem Arlindo. São muitas as mudanças e é injusto ter qualificação é saber que tem pessoas que não tem nenhuma qualificação e ganham a vaga sem nenhum esforço.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *