SEMA vistoria siderúrgicas em Açailândia

whatsapp-image-2016-12-30-at-10-33-17A equipe do Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) viajou este mês para o município de Açailândia, com o objetivo de realizar vistorias nas siderúrgicas de ferro gusa instaladas na região.

As vistorias visam observar o cumprimento dos requisitos estabelecidos no decreto estadual nº 29.669 de 2013. “Isso no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos utilizados nas siderúrgicas, por meio das medições dos efluentes líquidos e do corpo receptor dos mesmos, bem como das águas superficiais e subterrâneas da região por meio da utilização de sondas multiparamétricas, que monitoram simultaneamente os parâmetros indicadores da qualidade da água”, explicou a encarregada do Laboratório de Análises Ambientais da SEMA, a Química Industrial III Raimunda Nonata Carvalho.

Na ocasião, a equipe, também, visitou a comunidade do Pequiá para registrar as denúncias dos impactos ao meio ambiente e à saúde das pessoas que vivem no entorno dessas siderúrgicas, reivindicando melhoras no processo produtivo com a aquisição de novos equipamentos.

 thumbnail_whatsapp-image-2016-12-30-at-10-35-33

De acordo com o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, “a Secretaria é responsável por autorizar, controlar, licenciar, fiscalizar e monitorar as atividades potencialmente poluidoras provocadas pelas siderúrgicas, visando o uso sustentável dos recursos naturais e a redução de seus impactos no meio ambiente”.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *