Secretaria de Agricultura de Codó tem meta para triplicar a produção de arroz

A Prefeitura Municipal de Codó recebeu importantes máquinas do programa Mais Produção para aumentar a produção agrícola no município. O prefeito Francisco Nagib, acompanhado de autoridades municipais, foi receber o maquinário na Praça Ferreira Bayma, que será destinado à cadeia do arroz. O Programa ‘Mais Produção’ tem como objetivo promover o adensamento das cadeias produtivas e dos arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes) e em várias regiões do estado, agregando valor aos produtos maranhenses e gerando mais riqueza, emprego e renda.

Ampliar a cadeia do Arroz

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Araújo Neto, a meta é triplicar a produção de arroz e investir no cultivo de sementes de qualidade para os agricultores de Codó. “Hoje estamos com trezentos hectares de área mecanizada pelo município. Com a chegada dessas máquinas queremos mais do que triplicar a área mecanizada, atingindo mil hectares. Nós vamos aumentar não só a área mecanizada, mas a produtividade por hectare, passando dos atuais 900 quilos para 2.500 quilos por hectare”.

O secretário ainda afirmou que não só a cadeia do arroz, mas outras culturas receberão investimentos. “Com investimento em capacitação, assistência técnica e tecnologia queremos também aumentar a produtividade de outras culturas, criando campos de sementes de mandioca, arroz, feijão, milho, entre outros, para que tenhamos sementes de qualidade para fornecer aos agricultores. Estamos firmando parcerias com EMBRAPA, IFMA, UEMA. Dessa união de forças iremos criar condições para dar um salto considerável em nossa produção”.

Para o prefeito Francisco Nagib, o Mais Produção é mais um parceria de valor entre Estado e município. “Temos a certeza que a chegada dos maquinários o investimento em tecnologia e a capacitação dos agricultores irão motivar o homem do campo a aumentar a produtividade e gerar muito mais renda as famílias. Possuímos um potencial enorme para ter sucesso no setor agrícola e incentivar os pequenos produtores a crescer. Desenvolver nossas cadeias produtivas significa expandir a produção destes produtores, gerar emprego e renda e revitalizar nossa atividade primária”.

Ascom – PMC

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.