Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Governo do Estado entrega título de terra e realiza um conjunto de obras em Itaipava do Grajaú

O Governo do Estado, por meio do Sistema SAF (SAF/Iterma/Agerp) realizou no último dia (20), um conjunto de ações no município de Itaipava do Grajaú, cidade inserida no plano de ações ‘Mais IDH’. A solenidade aconteceu na Praça do Povo, no centro de Itaipava do Grajaú.

Durante o evento o município recebeu diversas obras e investimentos como, a inauguração de implantação asfáltica da MA-329, entrega de fardamento escolar para alunos da rede estadual de ensino, entrega de títulos de terra, anúncio do serviço de abastecimentos de água, além da entrega do programa Arca das Letras. “Passo a passo nós iremos cumprir todos os nossos compromissos para com a população do nosso Estado e importantes ações estão sendo concluídas ou em processo de execução na cidade de Itaipava do Grajaú. Palavra dada é palavra cumprida”, afirmou o governador Flávio Dino.

Foram entregues 70 quilômetros de asfalto da MA-329, que liga a sede do município ao Entroncamento, na BR-226. Para o agricultor familiar, Geovane Oliveira Costa, a estrada vai melhorar muito a qualidade de vida dos moradores e produtores da região, pois irá agilizar o trabalho de transporte dos produtos plantados pelos agricultores. “Antes a gente levava horas para transportar e vender nossas produções, agora, consigo colher e vender tudo no mesmo dia”, disse seu Geovane Costa.

O governador também assinou ordem de serviço para melhorias no sistema de abastecimento de água, onde serão perfurados dois poços de 300 metros de profundidade e vazão média de 50 mil litros por hora; implantados oito mil metros de rede de distribuição com diâmetros variando de 50 a 200 milímetros; e instaladas mais de seis mil ligações domiciliares. O conjunto de serviços demanda investimentos de R$ 849 mil e vão beneficiar mais de 16,2 mil pessoas.

O município ainda foi contemplado com a entrega de 10 títulos de terra, totalizando uma área de 414,1379 hectares. Os povoados agraciados foram, Lagoa do Viado, Criolizinho, Pau Seco, Chapada da Fortaleza, Baixão do Côco, Jatobá, Baixão do Natalino e São Bento.

Representando o Sistema SAF (SAF/Iterma/Agerp), o diretor de Assentamento e Desenvolvimento Rural do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), Pedro Pascoal, ressaltou a importância da dominialidade da terra, e a valorização da agricultura familiar para o seu fortalecimento no Estado. “Hoje eles terão segurança jurídica, poderão ter acesso ao crédito e acesso à política de comercialização, ou seja, é uma política de incentivo ao desenvolvimento do campo e a manutenção dessas famílias produzindo no campo e gerando riquezas e desenvolvimento para o Estado do Maranhão”.

Para dona Maria da Costa essa é a realização de um sonho que há anos esperava. “Eu agradeço a Deus, a Flávio Dino e ao prefeito que realizaram meu sonho de ser dona da minha terra e hoje a minha casa ninguém me tira, posso plantar sem medo de me tirarem da minha casa”.

Os povoados Araguacema, Pau Ferrado, Paraíso, Mudelândia, e Sibirino receberam das mãos do governador Flávio Dino, um acervo completo do programa ‘Arca das Letras’ que beneficiará cerca de 632 famílias de agricultores familiares, além de 20 comunidades indígenas da região.

Estiveram presentes o vice-governador, Carlos Brandão, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, o prefeito de Itaipava do Grajaú, Joãozinho, além de deputados, vereadores, lideranças políticas locais e representantes dos municípios vizinhos. A união entre o Governo do Estado e Itaipava do Grajaú tem gerado muitos frutos para o desenvolvimento, crescimento e fortalecimento da agricultura familiar da região.

Texto: Denise Lima

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Estado
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*