Município de Codó sedia Curso de Capacitação e Reunião de Planejamento das Ações para a Cadeia Produtiva do Arroz

Sec. de Agricultura de Codó Araujo Neto

Codó está sediando o Curso de Capacitação para Operadores de Máquinas Agrícolas e a Reunião de Planejamento das Ações para a Cadeia Produtiva do Arroz. O evento aconteceu entre os dias 10 e 11 de abril, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUS) e no Campo Agrícola da Vila Fomento, e reuni secretários municipais de agricultura e operadores de 08 municípios que estão sendo beneficiados pelo Governo do Estado com assistência técnica, sementes e máquinas agrícolas.

Agradecemos ao prefeito de Codó, Francisco Nagib e ao Secretário Municipal de Agricultura, Araújo Neto, pela hospitalidade. Estamos dando apoio aos municípios maranhenses em várias cadeias, uma dela é a cadeia do arroz, com o uso de máquinas e equipamentos que facilitem a vida do agricultor e melhorar a produção dos municípios de nosso Estado”, declarou o Assessor Especial da SAGRIMA, Messias Nicodemos.

O município de Codó, que no passado já foi um dos maiores produtores de arroz do Maranhão, retorna a sua produtividade com 250 hectares para o plantio dos grãos. O secretário de agricultura, pecuária e abastecimento, Araújo Neto, diz que intenção do governo é triplicar essa produção. “São oito municípios que compõe a cadeia do arroz, todos aqui reunidos para discutir as melhores formas de aumentar a produtividade, o melhor uso da terra, técnicas, uso das máquinas entre tantos assuntos. Também será realizada a qualificação dos profissionais que irão operar essas máquinas. Assim podemos passar dos 400 quilos atuais para três mil quilos de arroz por hectare no município de Codó”, explicou.

Representantes de outros municípios da regional também vieram em busca de novos conhecimentos e destacaram a importância do programa de fortalecimento a cadeia produtiva do arroz, bem como o curso, tendo em vista as mudanças tecnológicas. “Para se obter melhores números de produtividade é preciso investir em equipamentos, tecnologia e capacitação. Aqui estamos tendo a oportunidade de realizar esse encontro com outros municípios da regional e trocar idéias e fortalecer nossas relações. Parabenizo a organização deste evento aqui em Codó”, destacou o Secretário de Agricultura de Pindaré Mirim, Pedro Amorim

Ascom – PMC

O seu endereço de e-mail não será publicado.