PERSONALIDADE CODOENSE: BENJAMIM DE SÁ BARBOSA

BENJAMIM DE SÁ BARBOSA conhecido carinhosamente como ” Sr. Beija” pela população codoense , nascido em 31 de março de 1931, natural do município de Esperantina , município este localizado no interior do Estado do Piauí. Filho de Manoel Benício de Sá Barbosa e Antônia Gomes de Sá, casou-se três vezes, sendo que em seu primeiro relacionamento não teve nenhum filho por ter ficado viúvo após seis meses de casado, em seu segundo relacionamento teve duas filhas e atualmente é casado com a Sra. Joana da Silva Barbosa com quem teve três filhos.
Benjamim de Sá iniciou sua vida trabalhando com seu pai na lavoura em um terreno de propriedade de seu pai conhecido como ” Tapuí” nome este dado devido a presença de índios na região, localizado a três quilômetro de sua cidade natal.
Benjamim saiu de sua cidade natal para residi na capital piauiense em busca de oportunidades e qualificação profissional. Chegando em Teresina conheceu Dr. Sebastião com quem trabalhou e aprendeu sua profissão de Dentista.
No ano de 1957 chegou a cidade de Codó-MA e logo montou seu consultório na Avenida Vitorino Freire para atender a população codoense, pois na época em que chegou ao município só havia um profissional na área de dentista, que era o Dr. Frota. E aos 86 anos de idade ainda continua prestando serviços a população de Codó-MA em seu consultório localizado na Avenida Duque de Caxias.
Devido seu legado que vem perpassando gerações em relação a sua prestação e serviços a comunidade, foi homenageado recebendo o Título de Cidadão Codoense durante a gestão do ex- prefeito Zito Rolim.
Ao longo de nossa conversa o Sr. Benjamim de Sá me relatou que apesar de não ser natural de Codó- MA tem um imenso carinho por nossa querida cidade. Enfatizando em suas palavras: ” Considero Codó como minha terra natal”.

Texto escrito por: Mônica Lima da Silva.

Em 24 de janeiro de 2017.

O seu endereço de e-mail não será publicado.