Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

PERSONALIDADE CODOENSE: Zito Rolim

O ex prefeito de Codó Zito Rolim deixou a prefeitura no final do ano de 2016 onde passou o comando da cidade para o jovem empresario Francisco Nagib.

Zito hoje se tornou um dos políticos mais influente do Maranhão,saiu da Prefeitura com uma popularidade de 75% de aprovação, prova disso que mesmo ele afastado da Prefeitura por onde ele passa no Fiat o povo acena pra ele, e sempre flagramos ele parado em algum lugar atendendo seu povo no ser veiculo.

José Rolim Filho comumente conhecido pelo pseudônimo Zito Rolim, nasceu na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, filho primogênito do casal de lavradores José Rolim e Maria Nilce Gonçalves Rolim, nasceu em 8 de outubro de 1956. Cresceu em meio às adversidades oferecidas pelas terras secas do sertão paraibano,é um empresário e político brasileiro, filiado ao Partido Verde (PV).

No ano de 1972, veio para Codó, com o objetivo de trabalhar com o seu tio Raimundo Rolim. Em 1975, iniciou sua vida empresarial, tendo como atividade principal o comércio atacadista de cereais.

Com o sucesso alcançado na sua atividade comercial, em 1988, ampliou sua área de atuação comercial, implantando a atividade agropecuária, e a partir de 1995 adentrou ao ramo de móveis e eletrodomésticos.

Casou-se em 1976 com a codoense Eliene Araújo Torres, filha do comerciante José Alves Torres e Maria Luiza Araújo Silva, de cuja união nasceram três filhos: Wellington Torres Rolim (odontólogo), Rômulo Torres Rolim (odontólogo) e Cinthya Torres Rolim (farmacêutica bioquímica)

Política

Ingressou na política em 2000, lançando o seu nome a julgamento popular como candidato a prefeito, entretanto não foi eleito. Nas eleições de 2004, candidatou-se novamente a prefeito, pelo Partido Verde (PV), obtendo 21.492 sufrágios, sem êxito.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, ocupante da cadeira n° 16, que tem como patrono René de Matos Bayma, é uma grande liderança política de Codó.

Zito disputava as eleições para a prefeitura codoense desde 2000, sendo que só conseguiu ser eleito prefeito de Codó em 2008, com 49% dos votos válidos, contra 46% do adversário e ex-prefeito, Biné Figueiredo, do PDT. Em 2012, foi reeleito para o cargo ganhando novamente do Biné Figueiredo.

Momento em que os Deputados codoenses Graça Paz, Cesar Pires e Arnaldo Melo entregam Titulo ao ex prefeito Zito Rolim

Titulo de Cidadão Maranhense

No dia 14 de Junho de 2012 Zito Rolim recebeu o Titulo de Cidadão Codoense, titulo esse que foi indicado pela Deputada Graça Paz que foi a autora do Requerimento.

Bastante emocionado, Rolim agradeceu a homenagem, embora, em suas próprias palavras, já se considere maranhense há muitos anos. “Este é um dos atos mais importantes de minha vida e fico muito feliz em poder compartilhar com minha família, tantos amigos, sejam eles políticos ou não. O Maranhão, que sempre me deixou impressionado com a força de sua gente e a fertilidade de suas terras, é um Estado muito rico e que sempre acolheu muito bem pessoas que trabalham para seu desenvolvimento”, afirmou.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*