Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Novos investimentos em serviços de hemodiálise em Codó devem ampliar atendimento para mais 4 cidades

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará no município de Codó investimento em procedimentos nefrológicos. O reforço na oferta do tratamento de hemodiálise será realizado por meio de apoio do poder público estadual aos serviços da Nefroclínica, equipamento de saúde municipal. A clínica, inaugurada em fevereiro de 2017, tem capacidade para atender 180 pacientes, mas atualmente, por falta de condições estruturais, atende apenas 54 pacientes.

Durante visita à clínica, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, anunciou apoio do Governo, com aumento do teto financeiro destinado ao município, para ampliar a capacidade de atendimento da clínica de hemodiálise. “Conhecemos a realidade do estado e sabemos da necessidade de serviços como esses. Com essa proposta, estamos investindo na qualidade de vida das pessoas que precisam desse tipo de tratamento. Através de medidas como essa, demonstramos o compromisso do governador Flávio Dino em ampliar a oferta desse serviço por todo o estado”, destacou.

Atualmente, na região de Codó, 65 pacientes encontram-se na lista de espera, aguardando vaga para o tratamento. O investimento do governo do Estado possibilitará o atendimento a esses e outros pacientes da região, que inclui os municípios de Coroatá, Peritoró Timbiras e Santo Antônio dos Lopes. A medida também beneficiará moradores de Codó que, antes da unidade, precisavam se deslocar até três vezes por semana até Caxias para realizar o procedimento.

Foram histórias como as dos aposentados José Ribamar Pinheiro, de 81 anos, e Raimundo Araújo, de 73 anos, que contribuíram para a decisão de apoio do Estado à clínica. Os pacientes precisavam se deslocar pelo menos três vezes na semana para o município de Caxias, que fica a 100 km de Codó. Por semana, cada um precisava percorrer 600 km para receber atendimento. Além de reduzir gastos com transporte e alimentação, os pacientes ganharam tempo para desenvolver outras atividades.

Raimundo Araújo disse que demora apenas 15 minutos para chegar até a clínica para realizar o tratamento. “Eu morava em um povoado e precisei me mudar pra cá pra Codó porque ficava mais fácil para fazer o tratamento. Há quase dois anos faço hemodiálise e precisava ir até Caxias. Agora, com essa clínica perto de casa, é bem melhor”, contou. “O atendimento melhorou 100%. Melhorou até a minha autoestima. Perdia o sábado inteiro porque precisava ir fazer o procedimento lá. Essa clínica é ótima!”, afirmou José de Ribamar, que mora em Codó, mas fez o tratamento em Caxias por dois anos.

A secretária municipal de Saúde de Codó, Aurilívia Barros, manifestou o interesse da Prefeitura na parceria. “Estamos no quinto mês da gestão e já conseguimos avançar bastante na área da saúde. Desejamos estar cada vez mais próximos do governo do Estado e fazer com que essa relação se consolide através de investimentos como esse em serviços de saúde. É muito bom poder contar com o apoio do Estado nas nossas propostas por melhorias na saúde”, afirmou.

Por Jessica Wernz/SES

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*