Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Agerp promove um dia de intercâmbio aos agricultores de Viana em Anajatuba

????????????????????????????????????

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), promoveu no último sábado, 03, no município de Anajatuba, um intercâmbio para produtores rurais de Viana conhecerem os canais de armazenamento de água implantados no povoado Pacas, modelo esse que será utilizado no programa “Diques da Produção”.Em Pacas, cinco canais permitem à comunidade desenvolver atividades produtivas como a piscicultura familiar e a fruticultura com cultivo de banana maçã nas margens.

Acompanhados pelo presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, e os gestores Regionais da Agerp, Janaira Sá (Viana) e Domingos Pascoal (Itapecuru-Mirim), os agricultores tiveram a oportunidade de saber como os canais funcionam para assim, tomar a decisão de qual projeto é mais viável a ser implantado nas suas comunidades.

Pelo “Diques”,serão construídos barragens e canais para combater a salinização dos campos, e, também, perenizar a água para garantir a subsistência do nosso agricultor familiar e dos animais. Com o programa serão desenvolvidos projetos produtivos que visam a melhoria da produção, da renda e da qualidade de vida dos pequenos produtores da Baixada.

O agricultor familiar Zinaldo Mendes, da comunidade Ibacá de Bom Jesus, do município de Viana, conta que a experiência foi muito boa em conhecer os canais no povoado Pacas e que, a construção de canais é uma solução para o período de estiagem.

“Vou levar o que vi para a comunidade. E eu senti uma coisa, vale a pena a associação se organizar para conseguir o projeto que beneficiará nossos produtores. Quando chega de setembro a novembro a água vai embora, peixe some e com um projeto do ‘Diques’ vamos resolver grande parte dos nossos problemas”, disse o agricultor Zinaldo.

Para o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, a visita é importante para que os agricultores tenham noção se o projeto atenderá suas necessidades. “Os representantes de associações tiveram a oportunidade de conhecer na prática como os canais funcionam. Nossa preocupação é de o projeto atenda realmente as demandas dos produtores,” ressaltou o presidente da Agerp, Mendonça.

O vereador Duduca, de Viana, disse que sente-se muito feliz “de ver o que podemos levar para nossa região que sofre no período da seca e estamos tentando buscar melhores dias para os produtores que sofrem nos campos.”

A agricultora Maria José, da comunidade Pacas, falou que desde 2006 os canais foram implantados e foi uma solução para o período de seca na região. “Antes da construção era muito difícil nossa vida aqui, não havia água para produzir na estiagem, não tinha o que comer. Com os canais temos água para produção o ano todo, mas claro, diminui um pouco, mas não seca, e ainda podemos criar peixes variados,” informou a agricultora.

Participaram da visita, representantes das comunidades de Sacaitaua, Ibacá do Bom Jesus, Simauminha, Limoeiro, Beira do Lago e Telhas.

O programa ‘Diques da Produção’, criado na gestão Flávio Dino, visa garantir o armazenamento de água doce, e, ainda, reduzir a salinização dos campos naturais inundáveis, de forma racional, zelando pela preservação dos ambientes e segurança alimentar, em benefício das gerações atuais e futuras da região da Baixada.

Categoria: Estado
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*