Meta é recadastrar biometricamente mais de 32 mil eleitores em Barreirinhas

Trinta e dois mil. Este é o número estabelecido como meta pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão de eleitores que devem ser recadastrados biometricamente em Barreirinhas até o dia 1º de dezembro de 2017.

A informação foi confirmada em audiência pública realizada nesta quarta, 14 de junho, na cidade, em que participaram os desembargadores Raimundo Barros (presidente) e Ricardo Duailibe (corregedor), o diretor-geral Flávio Costa, além do prefeito Albérico Filho, vereadores, líderes comunitários, imprensa e comunidade.

Em sua fala, o presidente alertou que a implantação do sistema biométrico de votação evita fraudes, visto que um eleitor não pode se passar por outro. “Já foram detectadas fraudes em que um mesmo eleitor tinha tirado 51 títulos. Este caso ocorreu em Góias. Com a biometria, isto é impossível porque ele seria imediatamente identificado pelo sistema como já possuidor de um cadastro”, explicou.

Por sua vez, o corregedor informou o período de recadastramento dos eleitores de Barreirinhas (28 de junho a 1º de dezembro), pedindo que os partidos políticos e as lideranças colaborem com a Justiça Eleitoral, levando os eleitores para realizarem o recadastramento, que ocorrerá de segunda a sexta, das 8h às 18h, no posto de atendimento que funcionará no complexo esportivo do bairro Riacho.

Sobre a instalação de postos de atendimento em povoados mais distantes da sede do município, o diretor-geral Flávio Costa esclareceu que para que seja deferido qualquer pedido, o requisito mínimo é de que haja sinal de internet suficiente para o sistema do Regional funcionar de forma satisfatória, entre outros que só visita técnica é capaz de atestar.

A opção dada pelo Tribunal é de que os eleitores dos povoados agendem atendimento diretamente no cartório eleitoral de Barreirinhas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *