Secretário Adelmo Soares e Superintendente Pedro Belo participam de Dia de Campo em Codó

Na última terça-feira (27) o Secretário da Agricultura Familiar, Adelmo Soares e o Superintendente de Reordenamento Agrário do Estado, Pedro Belo, participaram do Dia de Campo para Alimentos Biofortificados. O evento, que aconteceu no campus do IFMA Codó, foi uma parceria entre a instituição de ensino e EMBRAPA COCAIS, em uma parceria com o Governo do Estado, por meio do sistema SAF (Secretaria de Agricultura Familiar, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão ‘AGERP’ e Instituto de Colonização e terras do Maranhão ‘Iterma’.

Foi o primeiro Dia de Campo realizado pela Embrapa Cocais com os quatro cultivos biofortificados (mandioca, milho, feijão e batata doce). “O projeto tem como principal objetivo diminuir a desnutrição em nosso Estado e garanti maior segurança alimentar a partir do aumento de nutrientes nos produtos cultivados, sempre destinados a população mais carente. O processo de biortificação é feito com cruzamento de plantas da mesma espécie, conhecido como melhoramento genético convencional, gerando produtos mais nutritivos”, explicou o Secretário Adelmo Soares.

No encontro, que contou com palestras de técnicos da Embrapa, foram explanados os mecanismos para o melhoramento genético em várias culturas, com a aceitação por produtores, alunos da área de agronomia e consumidores de alimentos mais nutritivos. O projeto formou uma rede de pesquisadores no Brasil e no exterior, que estão investindo em conhecimento técnico-científico da agronomia e da saúde, obtendo assim alimentos mais nutritivos.

Para o Superintendente de Reordenamento Agrário do Estado, Pedro Belo, a prioridade do projeto é enriquecer alimentos que já fazem parte da dieta da população, para que esta possa ter acesso a produtos mais nutritivos e que não exijam mudanças de seus hábitos de consumo.

“Mais um Dia de Campo realizada com essa importante parceria entre IFMA, EMBRAPA e Sistema SAP, do Governo do Estado. É muito importante para todos nós esse fortalecimento da agricultura familiar para todo o Estado do Maranhão. Sabemos que o Maranhão e seus municípios, assim como Codó, para crescer precisam de incentivos na agricultura familiar e no incremento de sua produção. Hoje estamos unindo o conhecimento, com EMBRAPA e IFMA, com toda a estrutura de produção do Sistema SAP, para levar mais produtividade para as famílias do campo e melhor nutrição para todos”.

Assessoria de Imprensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.