Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Será lançado amanhã aqui a ENQUETE: Qual foi o melhor prefeito de Codó dos últimos 30 anos?

O codonoticias lança nesta semana enquete com a seguinte questão: “Em sua opinião, qual foi o melhor  prefeito de Codó dos últimos 30 anos?”.  A enquete vem para reforçar a importância da reflexão sobre a prática do voto.

José Rolim Filho (Cajazeiras, 8 de outubro de 1956), comumente conhecido pelo pseudônimo Zito Rolim, é um empresário e político brasileiro, filiado ao Partido Verde (PV).

Foi prefeito do município maranhense de Codó, desde o dia 1º de janeiro de 2009 até 1º de janeiro 2016.

Zito Rolim nasceu na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, filho primogênito do casal de lavradores José Rolim e Maria Nilce Gonçalves Rolim, nasceu em 8 de outubro de 1956. Cresceu em meio às adversidades oferecidas pelas terras secas do sertão paraibano.

No ano de 1972, veio para Codó, com o objetivo de trabalhar com o seu tio Raimundo Rolim. Em 1975, iniciou sua vida empresarial, tendo como atividade principal o comércio atacadista de cereais.

Com o sucesso alcançado na sua atividade comercial, em 1988, ampliou sua área de atuação comercial, implantando a atividade agropecuária, e a partir de 1995 adentrou ao ramo de móveis e eletrodomésticos.

Casou-se em 1976 com a codoense Eliene Araújo Torres, filha do comerciante José Alves Torres e Maria Luiza Araújo Silva, de cuja união nasceram três filhos: Wellington Torres Rolim (odontólogo), Rômulo Torres Rolim (odontólogo) e Cinthya Torres Rolim (farmacêutica bioquímica).

José Inácio Guimarães Rodrigues (São Luís, 15 de julho de 1950), ou simplesmente Zé Inácio, é um engenheiro e político brasileiro, com base eleitoral no Maranhão. Foi prefeito do município maranhense de Codó, entre os anos 1989 e 1992, na época, filiado ao PMDB.

Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Codó, cargo que assumiu e exerce desde o dia 1º de janeiro de 2009, junto ao atual prefeito, Zito Rolim. José Inácio é filiado, atualmente, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Em 2010, rompe com o governo de Zito Rolim, e é candidato a deputado federal, na base de Flávio Dino, candidato ao governo do Maranhão. Com apenas 0,18% dos votos válidos, não é eleito para o cargo.

Benedito Francisco da Silveira Figueiredo (Codó, 11 de julho de 1940), conhecido como Biné Figueiredo, é um empresário e político brasileiro.

Foi prefeito do município maranhense de Codó, cargo que exerceu por dois mandatos alternados, de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008.

Funcionário aposentado do Banco do Brasil, Biné foi eleito prefeito de Codó pela primeira vez em 1992.

Em 2000, se candidatou mais uma vez à prefeitura codoense, pelo extinto PSD, mas foi derrotado pelo então prefeito Ricardo Archer, do PSDB, que conseguiu se reeleger.

Em 2004, quando se candidata novamente à prefeitura, agora filiado ao extinto PFL, derrota o candidato Zito Rolim, do PV, e se elege novamente prefeito de Codó.

Nas eleições de 5 de outubro de 2008, foi candidato à reeleição, mas acabou perdendo a disputa para o atual prefeito, Zito Rolim, por uma diferença de 3% dos votos válidos.Em 2012 perdeu novamente para o Zito Rolim e em 2016 dessa vez foi derrotado pelo atual prefeito Francisco Nagib.

Ricardo Antônio Archer (Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 1952) é um político e empresário brasileiro.

Foi prefeito do município maranhense de Codó, cargo que exerceu por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2005.

Nas eleições municipais de 1996, filiado ao PPB, é eleito prefeito de Codó.

Em 2000, candidata-se à reeleição, desta vez filiado ao PSDB. Sai vitorioso da disputa, vencendo o ex-prefeito Biné Figueiredo, do PSD, e tornando-se o primeiro prefeito reeleito na história de Codó.

Nas eleições de 2006, é candidato à deputado estadual pelo Maranhão, filiado ao PMDB, na base da governadora do Maranhão, Roseana Sarney. Mas, assim como a então senadora, não consegue se eleger para o cargo político.

Categoria: Local
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*