Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Governo inicia 2ª edição do Luminar com a Caravana da Ciência hoje, em Codó

Os estudantes do município de Codó, distante cerca de 300 quilômetros de São Luís, serão os primeiros a receber, este ano, as oficinas do programa Luminar – Caravana da Ciência, maior programa de difusão e popularização da ciência e tecnologia do Governo do Estado. As atividades acontecem nesta sexta-feira (4), a partir das 8h, no Centro Educacional Municipal Senador Archer. No sábado (5) será a vez de Coroatá receber a ação que começa também às 8h e se estende até as 13h, na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Cultura e Lazer.

Ano passado a Caravana da Ciência foi levada para 22 municípios atingindo 16 mil alunos. Este ano irá atingir 30 municípios com uma estimativa de participação de 20 mil estudantes. Por meio do programa, estudantes do interior do Maranhão têm oportunidade de participar de oficinas em quatro subáreas de conhecimento da ciência – astronomia, eletricidade básica, games e robótica, além de assistir à exibição do ‘Planetário’, ampliando assim seus conhecimentos nestas áreas.

Para a edição deste ano o projeto tem novidades. As oficinas de arqueologia/paleontologia e de matemática – brincando com a matemática foram incorporadas à programação. A oficina de matemática está inserida na programação do Biênio da Matemática – 2017/2018 – que prevê várias atividades com o intuito de tornar o ensino da disciplina mais atraente, melhorando assim o processo de ensino aprendizagem.

O maior programa de difusão e popularização da ciência e tecnologia do Governo do Estado foi criado em 2016 e segue a linha de política pública do Governo que visa à descentralização, regionalização e interiorização de suas ações. O objetivo é despertar vocações científicas. A ação integra o eixo estratégico da popularização da ciência, tecnologia e inovação. O programa prioriza os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os investimentos do Governo do Maranhão para a implantação do “Luminar: Caravana da Ciência” são de cerca de R$ 500 mil.

 

Ascom

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag: