Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Vereador Delegado Rômulo fala sobre Polícia Municipal e reforço na segurança pública de Codó

Em entrevista a mídia digital, o vereador Delegado Rômulo explicou como se dará o processo de criação da Polícia Municipal. O edil ponderou sobre a necessidade de mais apoio as forças de segurança pública em Codó, que são entidades de competência do governo do Estado. “Estamos vivendo um momento de muitas transformações positivas em Codó. Melhorias na educação, na infraestrutura, saúde. No entanto, precisamos reforçar a segurança pública, que é um ente do estado, mas quem é afetado são os munícipes”.

Criação da Polícia Municipal

O edil falou que em breve Codó terá uma polícia municipalizada, que fará o apoio as forças de segurança do Estado. “Semana passada o Secretário de Segurança esteve em Brasília e apresentou uma emenda a Constituição Federal, apresentando o Inciso 6, do Artigo 144, que trata sobre as polícias, criando a Polícia Municipal, que hoje se mostra necessário, pois o déficit do efetivo das polícias civil e militar é grande em todo o Estado. São Jose de Ribamar tem 238 guardas municipais, Codó tinha 30, mas que reduziu para 24. Precisamos aumentar o corpo da segurança pública em nosso município”.

Atuação conjunta

O parlamentar esclareceu que a idéia da emenda é dar poder de polícia para Guarda Municipal, em cidades com população acima de 50 mil habitantes, onde a GM poderá portar arma e ter poder de polícia. “A federação dará o poder de polícia à GM parar a somar o trabalho realizado pelas polícias civil e militar. Isso dará mais suporte a Policia civil e Militar para fazer a prevenção. Vamos colocar esses guardas nas praças junto com a polícia. Codó tem mais de 120 mil e precisa desse reforço, com a polícia municipal trabalhando junto à polícia militar e civil, dando flagrante e prendendo os criminosos. Outras cidades já funcionam assim e precisamos trazer pra Codó”.

Concurso e valorização da Guarda Municipal

O vereador concluiu afirmando que a idéia do prefeito Nagib é fortalecer a guarda municipal de Codó, realizar concurso público e valorizar a categoria. “Estamos em conversa avançada com o secretário de segurança e com o diretor da Academia de Polícia Civil do Maranhão, com objetivo de efetivar o processo de criação da Polícia Municipal, treinar os guardas municipais de Codó, em curso de três meses, com cerca de trezentas horas aula, treinamento de tiro e todo o preparo físico e psicológico para capacitar o efetivo”.

Indicações

Com Indicação Nº 240/17, o vereador Delegado Rômulo solicitou ao poder público a pavimentação asfáltica na Rua Viana, Bairro Codó Novo. Pela Indicação Nº 241/17 pediu pela reforma e a construção de mais uma sala de aula da escola do Povoado Barro Vermelho. Também solicitou a raspagem e colocação de piçarra na estrada que fica entre os povoados Monte Cristo e Eira, com a Indicação Nº 242/17.

ASCOM

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*