Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Vereador Delegado Rômulo pontua sobre importantes transformações para segurança pública em Codó

Em seu discurso na Sessão Ordinária da semana, o vereador Delegado Rômulo (PDT) levou a tribuna da Câmara Municipal uma série de importantes informações sobre os projetos para melhorar a segurança pública em Codó. O edil iniciou se reportando aos bombeiros civis, presentes na sessão, sobre o concurso público e a instalação do Corpo de Bombeiro no município de Codó.

“Uma proposição feita por mim e pelo prefeito Nagib ao Secretario de Estado de Segurança, Jeferson Portela. Estivemos por duas vezes tratando sobre esse assunto. Tudo indica que o edital saia no próximo mês. São 150 vagas (135 homens e 15 para mulheres) salário de 2.240 reais por mês, idade mínima 18 anos e máxima 28. Já foi instalado o corpo de bombeiros em chapadinha , santa Inês e Carolina. A próxima cidade será Codó. Será uma grande conquista para nossa cidade e vocês estão preparados fisicamente e intelectualmente para pleitear o concurso e todas as condições de preencher essas vagas”, explicou.

O vereador também afirmou que a vinda do Corpo de Bombeiros Militar, que poderá ser instalado no prédio onde funcionava a Guarda Municipal irá fortalecer e complementar o trabalho dos bombeiros civis em Codó. “O trabalho do Bombeiro Militar é na ocorrência e o do civil é preventivo. São funções que se complementam e será de grande valia para todos”.

Escola Militar em Codó

Outra proposição do vereador ao Secretario de Estado de Segurança, Jeferson Portela, foi sobre a Escola Militar em Codó. “Se tudo der certo, o município fechará esse convênio e no próximo ano já teremos Escola Militar em Codó. Será uma grande oportunidade para toda juventude. Nossos jovens estudantes poderão estar em uma instituição de ensino de muita qualidade e nossos alunos terão ótimos índices de aprovação no vestibular e concursos públicos”.

Vídeomonitoramento

Sobre o Vídeomonitoramento em Codó, o vereador afirmou que já existe a emenda parlamentar do deputado Othelino Neto, cujo valor de cerca de quatrocentos mil reais já está na conta do município, que fará a licitação para o início dos serviços. Serão quinze pontos de monitoramento, entre praças e áreas estratégicas para segurança urbana. “Teremos uma reunião com o Prefeito, a Polícia Militar e Polícia Civil, onde iremos identificar os melhores pontos para o monitoramento, entre praças, bancos, instituições públicas e áreas de maior necessidade. Serão 15 câmeras, cada uma operada por um servidor em um centro de monitoramento. Monitoramento é prevenção. Irá ajudar muito o trabalho das polícias de das forças de segurança do município”.

Criação do 3º DP

Outro projeto colocado pelo vereador Delegado Rômulo foi sobre a criação do 3º DP, que será instalado no bairro Codó Novo. “Infelizmente hoje o bairro Codó Novo é o mais violento da cidade. A violência se mede pelo número de homicídios em uma área, e o registro de

homicídios nesse bairro desde o início do ano foi de vinte ocorrências. Portanto a idéia é se colocar um centro de apoio do Batalhão nesta região, juntamente com o 3º DP da Polícia Civil. E isso já irá ocorrer no inicio do ano que vem, pois haverá concurso público e a promessa do secretário é criar uma Delegacia de Narcóticos e a nova DP em Codó. É uma luta nossa, pois será vital para reforçar nossa segurança pública em Codó”.

IML em Codó

Outro reforço para segurança pública de Codó será a vinda de mais um médico legista. “Só temos um profissional para fazer os laudos, que é o Dr. Cláudio Paz. Por isso precisamos de mais um médico legista. No código do processo penal diz que todos os laudos têm que possuir a assinatura de dois médicos legistas. E isso também irá acontecer a partir do ano que vem. Todos esses pontos são conquistas que há muito tempo não se tinha em Codó. E com essa união de forças do governo Francisco Nagib e o governo do Estado iremos conseguir muitos benefícios que irão melhorar a segurança de nosso município”, concluiu o parlamentar.

Ascom

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*