Governo do Estado realiza Feira da Agricultura Familiar em Lagoa Grande

“Trabalho com agricultura desde criança e nunca vendi um maxixe para o Governo. Hoje só pelo Programa de Aquisição de Alimentos- PAA já vendi mais de R$ 6 mil reais, além de realizar um sonho: Ter um local e estrutura para vender minha produção”, contou seu Hamilton Fontenele, do povoado  Cocal. Seu Hamilton contou ainda que vendia sua produção na moto. Quando furava o pneu ele realização sua venda com a produção nas costas.

Dona Maria dos Santos comemora o recebimento da barraca novinha para comercializar a sua produção. Ela conta que antes produzia para alimentar sua família e distribuía para seus vizinhos. “Estou muito feliz! Consegui vender todos os meus produtos: tomate, pepino, quiabo, alface, cheiro verde, abóbora, couve. Agora peço a Deus saúde para continuar trabalhando porque agora tenho onde vender”, comemora.

A felicidade de seu Hamilton e de dona Maria é por conta do kit feira composto por 10 barracas que o Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (composto pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – AGERP, Instituto de Colonização e Terras do Maranhão- ITERMA e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar- SAF), entregou para os agricultores do município de Lagoa Grande.

“Ver a felicidade dos agricultores familiares aqui de Lagoa Grande nos motiva a trabalhar ainda mais para fortalecer e dar dignidade a essas famílias que tiram da terra seu sustento. O kit feira que nós entregamos a essas famílias é muito importante porque o agricultor agora terá um local para expor seus produtos, ter renda, dignidade e uma vida melhor, esse é nosso objetivo”, enfatizou o secretário da SAF, Adelmo Soares.

O governo do estado tem sido muito parceiro aqui em Lagoa Grande. Estamos tendo apoio em infraestrutura, segurança, produção e comercialização. A economia local está sendo desenvolvida e as famílias carentes estão recebendo alimentos saudáveis direto do agricultor familiar, pois o alimento comprado pelo PAA são doados para o Centro de Assistência Social- CRAS e destinados às famílias carentes e para o hospital do município, pontuu o prefeito de Lagoa Grande, Chico Freitas.

A SAF vem realizando entrega de kit feira (composto por barracas, balanças, jalecos, caixa de isopor, gaiola plástica para aves e treinamento de comercialização e higiene) desde 2016. O projeto prevê a entrega nas 19 regionais da Agerp e nos 30 municípios do Mais IDH.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.