Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Projeto “Diques da Baixada Maranhense” começa a virar realidade

Uma equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf esteve na região da baixada maranhense, com o fim de realizar estudo para o projeto “ Diques da Baixada Maranhense”. A equipe de Brasília já esteve em Cajapió, Bacurituba, Cajari, Arari e Anajatuba, municípios que integram o trecho contemplado pelo projeto.

A Bancada federal maranhense tem feito um esforço conjunto para que o projeto “Diques da Baixada” seja uma realidade. Em outubro do ano passado, o senador Roberto Rocha enviou, ofício ao relator da comissão responsável pelo projeto, Senador Waldemir Moka, solicitando, enquanto representante dos deputados e senadores maranhenses, atenção especial ao projeto. Também é do empenho do senador Roberto Rocha a participação das Forças Armadas Brasileiras na execução dos trabalhos de desassoreamento dos rios e nascentes maranhenses, para conduzir as máquinas e tratores que já foram adquiridos por meio dos recursos viabilizados. Outra ação isolada do parlamentar foi a articulação que resultou na liberação de recursos no valor de mais de 10 milhões para os trabalhos de cartografia, estudo ambiental e projeto básico da obra.

O diagnóstico da Codevasf para o projeto executivo do “Diques da Baixada Maranhense” inclui também observar as potencialidades de produção e mercado de cada município, a fim de capacitar e incentivar arranjos produtivos locais e outras ações de desenvolvimento que possam gerar renda e aquecer a economia local. A construção dos diques é considerada uma esperança de transformação socioeconômica de uma das regiões mais pobres do país. Trata-se da oportunidade de beneficiar, direta e indiretamente, mais de hum milhão de pessoas com água própria para o consumo, além de ampliar a fronteira agrícola e pecuária do estado.

Arari – Em Arari, a população anseia por projetos e soluções para os problemas de abastecimento d’água sofridos na cidade. No final do mês de agosto, os vereadores de Arari participaram de reunião com o senador Roberto Rocha, para tratar do assunto e solicitar o apoio do parlamentar. A resposta veio no mês seguinte. Roberto Rocha, em audiência com o presidente da CODEVASF, Avelino Neiva, em Brasília, ao tratar sobre visita de técnicos relativa ao projeto “Diques da Baixada Maranhense”, assegurou que a passagem da equipe de trabalho por Arari absorvesse os anseios da população e tomasse conhecimento das demandas locais.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Estado
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*