Projeto “Diques da Baixada Maranhense” começa a virar realidade

Uma equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf está na região da baixada maranhense, com o fim de realizar estudo para o projeto “ Diques da Baixada Maranhense”. A equipe de Brasília já esteve em Cajapió, Bacurituba, Cajari e encontra-se em Arari, devendo deve percorrer todo o trecho contemplado pelo projeto.

Recursos no valor de 60 milhões de reais para o projeto “Diques da Baixada” foram garantidos para o OGU – Orçamento Geral da União de 2017, por meio do esforço conjunto da bancada federal maranhense. Em outubro do ano passado, o senador Roberto Rocha enviou, ofício ao relator da comissão responsável pelo projeto, Senador Waldemir Moka, solicitando, enquanto representante dos deputados e senadores maranhenses, atenção especial ao projeto. Também é do empenho do senador Roberto Rocha a participação das Forças Armadas Brasileiras na execução dos trabalhos de desassoreamento dos rios e nascentes maranhenses, para conduzir as máquinas e tratores que já foram adquiridos por meio dos recursos viabilizados.

O diagnóstico da Codevasf para o projeto executivo do “Diques da Baixada Maranhense” inclui também observar as potencialidades de produção e mercado de cada município, a fim de capacitar e incentivar arranjos produtivos locais e outras ações de desenvolvimento que possam gerar renda e aquecer a economia local. A construção dos diques é considerada uma esperança de transformação socioeconômica de uma das regiões mais pobres do país. Trata-se da oportunidade de beneficiar, diretamente, mais de hum milhão de pessoas com água própria para o consumo, além de ampliar a fronteira agrícola e pecuária do estado.

Arari – Em Arari, a população anseia por projetos e soluções para os problemas de abastecimento d’água sofridos na cidade. Além disso a equipe da Codevasf prevê um estudo mais cuidadoso, considerando o maior atrativo turístico da região e um dos maiores do Maranhão: o fenômeno da Pororoca. Sobre esses e outros problemas vereadores do município liderados pelo presidente da câmara de Arari, Evandro Piancó estiveram no gabinete do senador Roberto Rocha, em São Luís, ocasião em que o parlamentar mostrou aos vereadores o ante-projeto dos Diques da Baixada Maranhense. Na ocasião, o congressista explicou o objetivo do projeto, que contempla o controle das áreas de inundação, solucionando o problema de salinização dos campos, e eliminando a impossibilidade de produzir na região.

O seu endereço de e-mail não será publicado.