Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Secretaria de Saúde de Codó fará caminhada Setembro Amarelo nesta sexta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo Assistência Familiar (NASF), realizará a caminhada Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, as 7h  da próxima sexta-feira (29/9), saindo da praça do Viveiro pelas principais avenidas de Codó.

A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o Centro de Valorização à Vida (CVV) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).  Um estudo revela que entre 2012 e 2014 houve ao menos 130 casos. Contudo, estima-se que seja muito maior, por conta da falta de registros.

O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) há duas ou três décadas eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*