Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Estudante do IFMA de Pedreiras vence prêmio literário em plataforma virtual

A estudante Kariane Moura, aluna do curso técnico subsequente em Eletromecânica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras, conquistou o Prêmio Wattys 2017 com o livro “Os caminhantes”, publicado no Wattpad, uma plataforma virtual na qual vários escritores iniciantes publicam suas histórias.

A decisão de escrever o livro surgiu por curiosidade e pelo incentivo da prima. Depois de algumas horas ouvindo música, surgiu a ideia do livro. Ela começou a enviar os capítulos no dia 27 de janeiro e concluiu os 37 capítulos no dia 23 de fevereiro deste ano. No final de julho, surgiu a oportunidade de participar do Prêmio Wattys 2017, que contou com mais de 280 mil inscrições.

Após uma longa espera, foi divulgado o resultado (10 vencedores por categoria). Anne Moura, como consta na capa de seu livro, foi premiada na categoria Os Originais – para os livros definitivamente inovadores, aqueles que mudaram as regras do jogo, que desafiaram os gêneros e categorias, quebraram as regras e criaram histórias únicas no Wattpad. “Como eu não imaginava que ganharia em alguma das categorias, ver que eu havia ganhado, que minha história fora uma das escolhidas, me deixou mais motivada ainda a escrever histórias. Creio que a leitura muda a vida de uma pessoa, faz com que vejamos o mundo de outra forma e vivamos mais do que uma vida. Afinal, pra que viver uma vida se eu posso viver várias vidas através dos livros?”, pontua a autora.

Kariane conta que gosta de ler desde a infância e foi influenciada pelo pai, que é agricultor. “Quando eu tinha 6 anos, ele me prometeu que se eu aprendesse a ler, ele compraria HQs para mim, e como eu era curiosa para saber o que estava escrito nas revistas em quadrinhos, aprendi a ler com essa idade. E das revistas aos livros foi um salto. Já escrever, eu comecei realmente aos 12 anos e depois disso não parei de criar histórias”.

A jovem escritora é fã de ficção científica, suspense, mitologia e aventura em geral. Os autores que mais a influenciaram foram Dan Brown, Eduardo Spohr, Zíbia Gasparetto, Agatha Christie, J.K. Rowling e Sidney Sheldon e entre os seus livros de cabeceira estão O código da Vinci, A batalha do apocalipse, O amor venceu, Morte na Mesopotâmia, Sinais Vitais e Conte-me seus sonhos.

Para o diretor do Campus Pedreiras, José Cardoso, a estudante é um exemplo da qualidade e do empenho dos estudantes do IFMA. “A conquista da estudante Kariane representa a criatividade dos estudantes do Campus Pedreiras e nos dá um claro exemplo de que a qualidade da educação desenvolvida no IFMA garante a produção independente do corpo discente no processo educativo de produção do conhecimento. A comunidade escolar orgulha-se e agradece a estudante por este grande feito, que nos motiva e nos faz acreditar que pessoas geniais, tais como ela, estão sendo formadas no nosso Instituto Federal do Maranhão”.

Sinopse do livro

Esquecidos da história da humanidade, Os caminhantes eram homens que tinham como forma de vida procurar incansavelmente o ser supremo da vida: a deusa de suas orações.

Durante várias gerações eles procuraram, suas orações se enfraqueciam, sua crença diminuía, cada dia que passava aquele propósito se tornava mais maçante.

Camel, membro dos caminhantes há apenas 5 anos, se vê em uma situação difícil durante um ataque e se isola indefinidamente dos outros para tentar viver sem se lembrar do seu passado, porém o passado acaba retornando até ele.

Fonte:Portal do IFMA

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Estado
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*