Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Campus do IFMA Codó sedia reunião do Colégio de Dirigentes

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Codó sediou a 77ª Reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir), com a participação de diretores de campus, diretores sistêmicos, pró-reitores e do reitor. Na reunião, foram apresentadas e discutidas as seguintes pautas: Projeto Balaiada; Regulamento para ocupação de imóveis funcionais; Assentamento Funcional Digital; Proposta de resolução para colações de grau; e Regimento Interno dos Campi;

O diretor do campus, Wady Castro, deus as boas-vindas aos dirigentes. “É um prazer recebê-los aqui. O Campus Codó está sempre de portas abertas, sobretudo para debater temas institucionais tão importantes”. O diretor também apresentou o histórico e a estrutura da unidade, que oferece educação de nível médio e superior.

 

Confira a seguir as pautas discutidas na reunião:

Projeto Balaiada: um jeito novo de contar a história

O diretor-geral do Campus Coelho Neto, Arcenildo Nascimento, convidou o coordenador do Fórum Balaiada, o professor Jânio Rocha, para apresentar aos dirigentes o Projeto Balaiada. Coordenado pelo Sebrae, o projeto busca resgatar a história da Revolta dos balaios, a partir do mapeamento dos lugares de memória nos municípios por onde o movimento passou. “A Balaiada tinha um sentido de libertação, não só dos escravos, mas da sociedade como um todo. É fundamental que possamos manter viva essa história e é esse o objetivo do projeto”, pontua Jânio Rocha.

De acordo com o professor, na região onde aconteceu a Balaiada foram identificados potenciais em turismo cultural, religioso, histórico e ecoturismo. A ideia agora é fazer com que a região seja inserida no mapa turístico do Brasil, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, com a estruturação de um polo turístico, a partir da criação de uma rota – a rota dos Balaios –, que abrangerá também municípios do Piauí e Ceará. De 7 a 13 de dezembro, serão realizadas diversas atividades alusivas à Semana da Balaiada.

O reitor e presidente do Coldir, Roberto Brandão, falou sobre a intenção do IFMA de ser um parceiro do projeto, com ações que possam pautar reflexões sobre a Balaiada na sala de aula e na comunidade. “Um dos objetivos dos Institutos Federais é promover o desenvolvimento regional, a partir do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, e projetos como esse cumprem essa finalidade”. O reitor apontou também que em 2018 serão realizados fóruns para debater o desenvolvimento regional em todas as regiões onde o IFMA está presente.

 

Regulamento para ocupação de imóveis funcionais ou sob guarda do IFMA

O diretor de Administração do Campus Caxias, Guilherme Andrade, apresentou a proposta de regulamento que define as condições e requisitos para ocupação de imóveis funcionais ou sob guarda do IFMA. O documento foi aprovado pela plenária e agora será submetido ao Conselho Superior (Consup) do Instituto.

 

Assentamento Funcional Digital

A criação do Assentamento Funcional Digital – AFD implica na geração de imagens dos documentos de todos servidores civis do Executivo Federal concentrados em um banco de dados único, em substituição às pastas funcionais em suporte convencional (papel) hoje existentes, e que se encontram distribuídas em todo o país, nas Unidades de Pagamentos (UPAGs), de órgãos, empresas e entidades.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos César Teixeira, e a diretora de Gestão de Pessoa, Valéria Carvalho, explanaram o andamento da implantação do Assentamento Funcional Digital no IFMA, bem como falaram sobre a aquisição de scanners para digitalização dos documentos que foram expedidos até maio de 2016.

 

Proposta de resolução para colações de grau

A professora do Campus Açailândia Marinalda de Sousa e o chefe da Assessoria de Comunicação, Makfferismar Santos, integrantes do Grupo de Trabalho que está construindo a nova Resolução para Colações de Grau do IFMA, apresentaram as alterações realizadas no texto a partir das sugestões fornecidas pelos dirigentes durante a reunião do Coldir de outubro.

Novos pontos foram discutidos pela plenária durante a reunião. As sugestões aprovadas serão acrescidas à proposta e ela será submetida para apreciação do Consup na reunião de dezembro.

 

Regimento Interno dos Campi

O diretor-geral do Campus Pedreiras, José Cardoso; o diretor-geral do Campus Presidente Dutra, Carlos Firmino; e a economista Silvana Pereira, membros do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Regimento Interno dos campi, apresentaram a proposta de estrutura organizacional das unidades. O documento discrimina os órgãos e competências dos campi, de acordo com a natureza de cada um – pré-existente à criação da Rede Federal, criado na fase de expansão ou campus avançado.

Os dirigentes poderão enviar contribuições ao texto até o dia 1º de dezembro. De 4 a 8 de dezembro, o GT irá se reunir novamente para sistematizar as propostas e vai apresentar o documento na próxima reunião do Coldir, prevista para o dia 11 de dezembro, em São Luís.

Fonte: Portal IFMA

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag: