GOVERNO DO ESTADO CUMPRE AGENDA DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NOS MUNICÍPIOS DE PEDREIRAS, PERITORÓ E CANTANHEDE

Um dos objetivos do Sistema de Agricultura Familiar é acompanhar de perto todas as ações de fortalecimento da agricultura no Estado. Dessa forma, o secretário de Estado da Agricultura Familiar- SAF, Adelmo Soares, participou do II Festival da Juventude Rural da Regional do Médio Mearim, acompanhou a execução das obras do mercado da comunidade Independência, no município de Peritoró e realizou o lançamento do Programa Cisternas Primeira Água, que beneficiará escolas da zona rural, no município de Cantanhede.

No município de Pedreiras, Adelmo Soares e o secretário adjunto da SAF, Chico Sales, dialogaram com 250 jovens no II Festival da Juventude Rural da Regional do Mearim, realizado nesta quinta-feira, 09, no município de Pedreiras. O evento realizado pela FETAEMA tem o apoio do Governo do Estado e o objetivo de debater e propor políticas públicas de juventude e estampar a bandeira da juventude rural por melhores condições de vida e trabalho no campo, inclusive a garantia de uma sucessão rural de qualidade.

o secretário Adelmo Soares falou das ações desenvolvidas pelo Sistema de Agricultura Familiar, tanto para a agricultura familiar, quando para a juventude rural. “Esperamos que seja um momento bastante produtivo, de debates, discussões, análises e proposições para que possamos realizar um grande trabalho em prol da sucessão rural”, pontuou.

“As juventudes do campo não são somente uma promessa para o futuro. São a energia que impulsiona os movimentos sociais e as transformações que queremos e precisamos ver em nosso país”, disse a secretária da FETAEMA Lígia Daiana. 

Mercado Municipal Independência

Em Peritoró, a comitiva do Sistema SAF fizeram visita ao espaço do antigo Mercado da comunidade Independência. O mercado encontra-se em obras que fazem parte de um projeto de reestruturação do local. O Mercado Municipal do povoado Independência foi construído em 1971, quando Peritoró ainda era distrito de Coroatá, e desde então nunca passou por reforma.

CISTERNAS ESCOLARES

Ao lado do prefeito de Cantanhede, Ruivo, a comitiva do Sistema SAF, fizeram o lançamento do Programa Primeira Água, que destina água de qualidade para escolas da zona rural. Para o município de Cantanhede serão beneficiadas 10 escolas com a implementação de 10 cisternas de 52 mil litros que fazem parte do programa Primeira Água.

“O poço da comunidade está com problemas e de lá que vinha a água para a escola. Com a cisterna na escola não teremos mais dificuldades com o consumo de água. Vai melhorar a vida dos alunos e dos funcionários”, declarou dona Maria Nascimento, diretora da Escola José dos Santos.

O programa beneficia 63.350 alunos e professores em todo o estado. Serão instaladas um total de 1.267 cisternas em escolas espalhadas por 106 cidades maranhenses. A água armazenada nas cisternas de 52 mil litros poderá ser usada para consumo e preparo da merenda escolar.

Ainda em Cantanhede, o Secretário de Estado da SAF, Adelmo Soares entregou um automóvel para garantir assistência técnica no programa Dom Hélder Câmara, que beneficiará 98 famílias no município com apoio à produção.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *