Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Prefeitura de Codó promove dia dedicado a ações da Campanha Novembro Azul

A Prefeitura de Codó, por meio das secretarias de saúde e desenvolvimento social, realizou nesta terça-feira (21) um dia inteiro dedicado a atividades relativas a campanha Novembro Azul no município. Com atenção preferencial ao público idoso masculino e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os pacientes tiveram um dia inteiro para cuidar da saúde e saber mais como se prevenir do câncer de próstata. A ação em saúde aconteceu no Clube da SUCAM, no bairro São Francisco, onde foram realizados vários atendimentos, exames, consultas e encaminhamentos para PSA.

Palestras também fizeram parte das atividades da Campanha Novembro Azul. O médico Thiago Palhano abordou sobre a prevenção regular, medida que deve ser tomada a partir dos 40 anos de idade do homem, e os sintomas do câncer de proposta. “O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, e o mais frequente nos que já passaram dos 50 anos. A própria idade avançada está entre os fatores de risco, assim como o histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, além de maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso. Para homens acima dos 40 anos é necessária a prevenção”, explicou.

Sempre presentes nos eventos, o prefeito Nagib e a primeira dama e também secretária de assistência social, Agnes Oliveira, estiveram visitando e dando apoio aos idosos, desmistificando qualquer tabu em relação a prevenção do câncer de próstata. “É necessário acabar com os preconceitos e mitos sobre a prevenção e os exames. Através desse evento é que a Prefeitura está reforçando o alerta à população masculina, que é público alvo do câncer de próstata, sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção da doença. Vamos acabar com o preconceito e cuidar da saúde”, alertou a primeira dama.

Em média foram atendidos 300 idosos. Todos estavam satisfeito diante da facilidade e rapidez com que foram submetidos às consultas e exames. Pela importância dos cuidados com a saúde do homem contra o câncer, todas as Unidades Básica de Saúde estão preparadas para atender este público, segundo disse o prefeito Nagib.

“É um dia de ação muito importante para a saúde do homem. Além deste dia de atendimentos, a equipe da Secretaria de Saúde está trabalhando para intensificar os atendimentos em nossas UBS’s. a programação continua durante o mês, com as atenções voltadas a saúde do homem e oferecendo serviços, como testes rápidos, orientações nutricionais e físicas, aferição de pressão, palestras sobre saúde do homem e o câncer de próstata, além de distribuição de material educativo”, finalizou o prefeito

Ascom – PMC

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*