Lutador de MMA evangeliza criminosos nas ruas: “Deus me enviou para onde eu vim”

Rene Level Martinez já foi um dos homens mais temidos do sul da Flórida, nos Estados Unidos. Ele foi um dos fundadores da Latin Syndicate, um grupo criminoso que atuava nas ruas de Miami invadindo casas e traficando armas.

“Era uma vida muito louca”, disse Martinez à CBN News. “Eu tenho uns 50 amigos mortos e o resto está fazendo a vida na prisão. Eu estava envolvido com as gangues desde que eu era criança. Comecei nas gangues em 1989 e fiz isso até 2011”.

Martinez considerava o crime como uma forma “normal” de vida e escapou da morte inúmeras vezes. “Eu entrei em coma com 14 anos de idade. Toda a minha vida eu passei dentro e fora da cadeia. Tive muitos encontros com a morte e nunca percebi que Deus estava me protegendo o tempo todo”.

No entanto, o nascimento da primeira filha de Martinez fez ele mudar sua visão sobre a vida. “Tudo que eu sempre fiz na vida foi roubar traficantes de drogas e vender drogas. Era esse homem que eu seria para a minha filha? Como é que eu vou sustentar ela?”, questionou na época.

Foi na modalidade de boxe Bare Knuckle e no MMA (Artes Marciais Mistas) que ele encontrou um novo meio de sustentar sua família. “Eu sempre fui bom em luta. É como um dom que eu sempre tive. Então eu comecei a competir com Kimbo Slice”, conta, se referindo a Kevin Ferguson, lutador de lutas de rua e MMA.

Martinez foi se afastando do mundo das gangues, se tornou um lutador profissional e passou a competir em diversos lugares do mundo. Mas isso não satisfazia o vazio que sentia por dentro.

Poder da oração

Sua mãe, que deixou a bruxaria e se converteu ao cristianismo, passou a orar fervorosamente pelo filho e viu seu clamor ser respondido. “Uma noite eu estava compondo, porque eu costumava fazer música gangsta, e eu tive esse encontro com Jesus Cristo”, relata ele. “Ele me disse: ‘Eu te poupei para um momento como este. Ou você vem para mim agora ou vou tirar minha proteção de proteção de você’”.

Desde então, Martinez vem cumprindo seu chamado e levando o Evangelho para pessoas que vivem uma realidade semelhante a seu passado. “Eu prego para gangues, prostitutas, traficantes de drogas. Eu tenho ido a lugares onde as pessoas usam heroína na frente de você e vou para dentro das prisões. Isso é o que Deus me disse para fazer. Ele disse vá e faça discípulos de todas as nações”, afirma. “Deus me enviou de volta para lugares de onde eu vim”.

Muitas vezes, Martinez é visto orando pelos perdidos e os batizando. “Eu coloco uma banheira em cima da minha caminhonete e os batizo de acordo com Atos 2:38, em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados e o dom do Espírito Santo”, compartilha.

Os frutos de seu ministério são evidentes. “O espírito de Deus atrai as pessoas. É incrível o que Deus faz. Você vê as pessoas tirando as pistolas, entregando para seus amigos segurarem e descendo nessa água, clamando a Jesus. É incrível”.

O seu endereço de e-mail não será publicado.