Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Projeto de Saneamento Básico vai transformar a cidade de Balsas, afirma Roberto Rocha

Com o auditório do Hotel Premier lotado, o senador Roberto Rocha (PSDB) participou da solenidade de assinatura do contrato de elaboração do Projeto de Saneamento Básico para o município de Balsas, passo inicial para que a cidade se torne a primeira do Maranhão com 100% de água e esgoto tratados.

Prestigiaram o evento vereadores, secretários municipais, autoridades locais e a sociedade civil organizada. Com o senador, participaram da assinatura do contrato representantes da empresa licitada para a elaboração do projeto básico, o superintendente da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, o prefeito de Balsas, Erik Augusto (PDT), o deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) e o diretor de Infraestrutura da Codevasf, Marco Aurélio Diniz.

O projeto básico, primeira etapa de um grande projeto de saneamento, está orçado em R$ 4.018.156,85 (Quatro milhões, dezoito mil, cento e cinquenta e seis reais e oitenta e cinco centavos) e contempla o tratamento completo de água e esgoto, assim como o asfalto com drenagem. O contrato foi assinado entre a empresa ganhadora da licitação e a Codevasf. A obra total está avaliada em mais de 130.000.000,00 (Cento e trinta milhões de reais), com recursos viabilizados junto ao Governo Federal, proporcionados pela atuação parlamentar do senador Roberto Rocha. É um dos poucos projetos do estado incluídos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), por meio de uma portaria assinada por quatro ministros e, na época, pela presidenta Dilma Roussef.

Ao se pronunciar, Roberto Rocha expressou sua preocupação com a saúde da população balsense: “…o nosso rio sofre muito pela depredação e pelos dejetos jogados. A cidade tem praticamente todo o seu sistema de abastecimento de água de poços artesianos. Como a cidade é encravada em uma mina de calcário, a água vai para as residências com muito calcário. É muito difícil encontrar um balsense que não tenha um problema renal ou com pressão alta. O meu pai mesmo, foi prefeito, morou na cidade e foi a óbito por conta de uma complicação renal crônica. O meu irmão, ex-prefeito da cidade, também se trata, até hoje de um problema renal crônico. Com o projeto, a população não correrá esse risco. A água será tratada”, disse o senador.

Rocha esclareceu, ainda, que o projeto vai transformar a cidade: “Trata-se de água, esgoto e asfalto para toda a cidade de Balsas. Não ficará uma rua, uma casa sem um atendimento de qualidade, de água tratada e esgoto, de ruas asfaltadas com drenagem (sarjeta, etc.). Não tenha dúvidas de que estaremos falando de outra cidade, a partir dessa obra. Vai ser uma obra de mais de 130 milhões de reais. Os projetos que assinamos hoje estão na ordem de quatro milhões de reais.  São projetos ambientais, de engenharia e outras naturezas. Durante mais ou menos seis meses esses projetos estarão prontos, então vamos licitar a obra”, explicou o senador.

Na oportunidade, o senador se referiu ainda a investimentos importantes para a cidade. O primeiro, será a curto prazo que são recursos no valor de 5.000.000,00 (cinco milhões) de reais para asfaltar as vias urbanas da cidade, a serem conveniados com a prefeitura. Em seguida, citou investimentos pelos quais tem destinado seu empenho, como parlamentar, como futuras obras na Beira-rio, com recursos do Ministério do Turismo; o Anel Viário de Balsas, obra federal a ser executada pelo DNIT, que vai tirar o tráfego de carretas pesadas da zona urbana da cidade; um ramal ferroviário que abrange a ferrovia de Estreito até a cidade de Balsas, projeto que depois se estenderá até a cidade do Piauí e mais tarde até Barreiras, na Bahia e o aeroporto, que segundo Rocha, é imprescindível para uma cidade em crescimento.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Estado
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*