Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Autoridades afirmam que Codó está preparada para receber o curso de graduação em medicina

Aconteceu na noite desta quarta-feira (7), no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro São Francisco, a reunião preparatória para receber a visita técnica de profissionais do Ministério da Educação em Codó, que farão a avaliação para a vinda do curso de graduação em medicina no município. Na ocasião estavam presentes o Prefeito de Codó, Francisco Nagib, o vice-prefeito Ricardo Torres, o ex-prefeito Zito Rolim, o Secretário Municipal de Saúde, Suelson Salles, Secretário Municipal de Educação, Paulo Buzar, representantes de instituições de ensino e a equipe de saúde do governo.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Suelson Salles, a agenda oficial começa no dia 08, com reunião técnica dos representantes do MEC e assessores da área da saúde, com instruções sobre a rede de saúde na cidade. “Teremos esse primeiro momento, onde passaremos a eles informações técnicas sobre nossa rede de saúde e nossos equipamentos. Depois iremos as visitas em nossas unidades hospitalares, pré hospitalares, como SAMU, de pronto atendimento como a UPA, de saúde mental, que são os CAPS, nossas unidades básicas de saúde e a clinica de nefrologia”. O secretário também informou que serão realizadas visitas a unidades da rede estadual, como o HGT de Timbiras e o Macro Regional de Coroatá”.

“Começamos este processo ainda em minha gestão em 2015 e temos muita esperança que nossa cidade estará apta será vitoriosa para receber este curso de graduação em medicina. Os avaliadores também poderão testemunhar os avanços que realizamos em nossa estrutura de medicina, de 2015 até agora, e que realmente temos estrutura, profissionais e capacidade para receber o curso. Será uma grande vitória do nosso povo e o inicio de grandes transformações para nossa cidade”, colocou o ex-prefeito Zito.

O vice-prefeito Ricardo Torres também disse estar confiante com o resultado da avaliação e com as transformações benéficas para Codó coma vinda do curso. “A vinda do curso será uma grande conquista e o inicio de transformações em todas as áreas, com reflexos positivos para a saúde, educação, emprego e renda e bem estar. As instituições de ensino são uma das atividades que mais geram emprego no Brasil. E agora estamos tendo esta grande oportunidade em nosso município. Esperamos que essa avaliação seja positiva, na certeza que a saúde de Codó está preparada para receber o curso”.

Após o momento das visitas, o governo aguardará o prazo para publicação do parecer técnico do MEC e fará a confirmação de que deseja receber o curso. Uma vez aprovado, o município publicará edital para processo de seleção para as instituições de ensino interessadas. “Esta será uma conquista que ficará marcada em nossa história e na de nosso povo. Uma instituição de graduação em medicina reforçará nossa posição como pólo acadêmico, junto com outras universidades e institutos, servirá para o desenvolvimento de nossa saúde como um todo, trará mais investimentos em todas as áreas e ira gerar emprego e renda para nossa população”, finalizou o prefeito Francisco Nagib.

Ascom – PM

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag: