Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

 1ª Vara de Vitorino Freire realiza correição judicial

Nesta segunda-feira (5), a 1ª Vara da comarca de Vitorino Freire inicia correição geral extraordinária, que prossegue até o dia 23 de março. No período, ficam suspensos os prazos judiciais e qualquer poderá apresentar sugestão ou reclamação junto à secretaria da 1a Vara.

A correição foi definida por meio de Portaria e Edital assinados pelo juiz Rômulo Lago e Cruz titular da 1a Vara. Os documentos tratam sobre correição e inspeção, considerando a Resolução 24/2009, do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O magistrado destaca que o objetivo da correição é buscar o aprimoramento da prestação jurisdicional, a celeridade nos serviços judiciais, o esclarecimento de situações de fato, a prevenção de irregularidades, bem como reclamações,denúncias e faltas disciplinares. Os prazos processuais estarão suspensos no referido período, sendo retomados ao término dos trabalhos.

“Há de se considerar a possibilidade de prorrogação dos trabalhos, caso haja necessidade. Todos os servidores da unidade judicial estão convocados para atuar na correição”, diz o juiz na portaria, determinando, ainda, a expedição de convites à promotoria de Justiça, à Ordem dos Advogados do Brasil (subseção Pedreiras), e demais autoridades.

AUDITUS – A Corregedoria Geral da Justiça solicitou aos juízes de Direito a utilização do ‘Sistema Auditus’ na realização de correições e inspeções ordinárias e extraordinárias das unidades judiciais e extrajudiciais. O acessoao sistema é feito através da plataforma Sentinela. O Auditus, instituído pelo provimento Nº 01/2017, digitalizou a realização das correições e inspeções em unidades judiciais e extrajudiciais na Justiça de 1º Grau maranhense, com o objetivo de tornar a atividade fiscalizadora mais célere e efetiva.

Categoria: Estado
Tag:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*