Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Autoridades participam da abertura da Semana da Água em Codó

Em alusão ao dia mundial da água, dia 22 de março, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos (SEMA) realiza entre os dias 19 e 23 a Semana da Água nas cidades de Codó e Imperatriz. A abertura aconteceu no auditório multimídia da Escola Estevam Ângelo de Sousa, com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, do prefeito de Codó, Francisco Nagib, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ivado Jose, dentre outras autoridades, alunos e técnicos ambientais.

“O mês de março é fundamental para a questão ambiental. Em alusão ao dia 22, dia Mundial da Água, o governo realiza este importante evento para tratar dos assuntos que interessam a todos nós, com trabalhos de capacitação, workshops e seminários, em Imperatriz e aqui na nossa cidade. é um momento único e uma ótima oportunidade para se discutir as políticas públicas para a gestão de águas e preservação do meio ambiente”, explicou Ferdinando Rocha, Diretor Municipal de Recursos Naturais.

Com o tema Avanços e Desafios na Gestão das Águas, o evento teve como objetivo discutir os recursos hídricos do estado do Maranhão, a partir da Política Estadual de Recursos Hídricos (PERH), bem como mostrar os programas que a Secretaria vem executando, com enfoque no gerenciamento e conservação dos mananciais estaduais. Além disto, visa também dirimir dúvidas sobre a regularização pelo uso de águas superficiais e subterrâneas, tendo como eixo de discussão a Outorga de Direito de uso de Recursos Hídricos, instrumento da PERH.

“O objetivo é discutir as águas de nosso estado, não só de Codó, mas de todo Maranhão. Codó é banhado por um dos mais importantes rios do nosso estado: o Itapecuru. Portanto é um momento de revisão de todas as ações da secretaria e discutir planos para o futuro. Começamos o nosso programa Maranhão Verde, que é lei, e que seja implementado também na nascente do Rio Itapecuru, que tem mais de 1500 quilômetros de extensão e banha mais de cinquenta cidades em nosso estado”, colocou o Secretario Marcelo Coelho

Durante as discussões, o prefeito Nagib ressaltou as ações que o município vem executando, enaltecendo a parceria com o Governo do Estado, por meio do programa, Maranhão Verde. “Codó está tendo o privilégio de ser uma das cidades de nosso estado onde irão acontecer vários eventos em alusão a semana das águas. Uma oportunidade para que as autoridades públicas e a sociedade civil organizada discutam os melhores caminhos para a preservação de nossas fontes hídricas e nosso meio ambiente. Tenho certeza que o programa Maranhão verde irá ser executado de forma eficiente e resolver os problemas que hoje enfrentamos nos mananciais e bacias hídricas de nosso Maranhão e também de Codó”.

O prefeito Nagib e o Secretário Marcelo Coelho ainda realizaram visita técnica às obras de construção do Parque Ambiental de Codó.

Ascom – PM

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag: