Gabarito do concurso Detran-MA 2018 é publicado pela FCC; veja respostas

Os gabaritos oficiais das provas do concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) foram publicados pela Fundação Carlos Chagas (FCC). São 68 mil inscritos na seleção que oferece 170 vagas.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou no domingo (18) as provas objetivas do grande concurso público que tem 170 vagas, mais cadastro reserva, em vários cargos. Os mais de 68 mil candidatos inscritos já podem consultar os gabaritos preliminares, que saíram nesta segunda-feira pela FCC.

Os candidatos passaram por prova objetiva contendo 70 questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Administração Pública, Legislação de Trânsito, Engenharia de Tráfego e Legislação Institucional, variando de acordo com a função. A aplicação da etapa aconteceu nas cidades de Caxias, Imperatriz e São Luís. Para saber a pontuação mínima necessária para aprovação na etapa, veja o edital.

Gabaritos

Os gabaritos das provas foram publicados após as 17h de 19 de março pela FCC. Confira:

Gabaritos oficiais concurso Detran-MA 2018 – Analista

Gabaritos oficiais concurso Detran-MA 2018 – Assistente

Os gabaritos e as provas aplicadas podem ser consultados também pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC) – www.concursosfcc.com.br/concursos/detma117. O prazo recursal contra as questões e gabaritos será de dois dias e os candidatos interessados deverão enviar seus pedidos de revisão apenas pelo site do certame.

O resultado preliminar da prova objetiva sairá na data prevista de 27 de abril e serão considerados habilitados os candidatos que conquistarem 150 pontos ou mais, segundo a fórmula de cálculo da FCC, constante no edital. Já o resultado homologado do certame está previsto para 19 de junho. A validade do concurso será de dois anos, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Concorrência

São 68.393 candidatos inscritos no concurso, 549 deles disputando a reserva de vagas para pessoas com deficiência.

Para Assistente de Trânsito, são 63.891 candidatos disputando 168 vagas. O cargo tem como atividades previstas: executar as tarefas de apoio técnico e administrativo, sob orientação superior direta, nas áreas de fiscalização, registro e licenciamento de veículos, habilitação e apoio à educação para o trânsito, com base no Código de Trânsito Brasileiro. A função exige escolaridade média e tem salário de R$ 1.400,00.

Já para Analista de Trânsito, são 4.502 inscritos disputando duas vagas imediatas. Dentre as atribuições do cargo estão: planejar, elaborar, propor e coordenar políticas básicas para o trânsito; planejar, prover as condições operacionais e acompanhar a performance de suas áreas, buscando aperfeiçoar seus produtos e processos; cumprir, fazer cumprir, divulgar e orientar a aplicação da legislação e demais normas de trânsito nas áreas de suas respectivas atuações; supervisionar e coordenar serviços do Detran-MA; analisar e prover as condições administrativas, processuais, técnicas e operacionais necessárias aos sistemas de administração, de fiscalização, de auditoria, de informática e de atendimento ao usuário; executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis, previstas no Código de Trânsito Brasileiro; e executar outras atividades correlatas. A remuneração prevista para o cargo é de R$ 4.400,00.

O seu endereço de e-mail não será publicado.