O despertar da fé

Todo ser vivo, por mais forte ou inteligente que seja, fica incapaz de tomar qualquer atitude quando está dormindo. Da mesma maneira, qualquer máquina, por mais potente que seja, não pode realizar nenhuma operação se estiver desligada.

Quando seres vivos e máquinas estão em estado de repouso, significa que suas funções não podem ser exercidas naquele momento, por mais naturais ou simples que possam ser. A dormência ou a falta de energia os deixa frágeis, vulneráveis, inoperantes e inúteis.

Assim também é a fé, quando está adormecida. Para nada serve, e não faz diferença alguma existir ou não existir. Que proveito tem uma força que não é usada? Ou algo que não exerce a função que deveria exercer? Do que adianta ter, se nada é feito com o que se tem?

Para nos estimular a exercitar a fé – sabendo que, ao exercitá-la, alcançaremos tudo aquilo que queremos e precisamos – Deus deixou em Sua Palavra o que é necessário para despertá-la. Ele deixou Sua direção, em forma de mandamentos, conselhos, exortações e promessas; as ferramentas, como orações, jejuns, dízimos, ofertas e votos; e os exemplos, os feitos dos heróis da fé e seus respectivos frutos. Tudo isso é capaz de chacoalhar a nossa fé, pois cobra de nós uma prática e nos instiga a fazer algo a respeito do que foi proposto e ensinado.

A fé deve ser despertada para que possa realizar aquilo que foi criada para realizar, assim como seres vivos precisam estar acordados para exercer seu potencial, e como máquinas precisam estar ligadas para realizar operações. Não é com palavras ou com a consciência do que se deve fazer que colocamos a fé para funcionar, mas é com atitudes. Se você não toma atitudes, sua fé está adormecida, e para nada serve, pois nada irá lhe trazer. A maior característica da dormência é a passividade, e o maior sinal de que algo está desperto é a ação.

Quem sabe você tem reclamado com Deus por Ele não ter lhe dado isso ou aquilo, enquanto, na verdade, Ele já lhe deu todas as condições para conquistar o que você quer – e essas condições estão em sua fé. A questão não é o que Deus deixou de lhe dar, a questão é o que você tem deixado de fazer com aquilo que Ele já te deu. O que você tem feito com sua fé? A fé é um presente de Deus para cada um de nós, mas somos nós que escolhemos se faremos bom uso desse presente ou se deixaremos encostado juntando poeira.

Enquanto sua fé estiver adormecida, sua vitória também estará em sono profundo. Mas o despertar da fé é o despertar da vida que você deseja viver.

O seu endereço de e-mail não será publicado.