Profissionais da saúde de Codó participam de palestra ministrada pela equipe do Cerest de Caxias

Durante manhã  e tarde desta segunda-feira (9), aproximadamente 20 profissionais da saúde de Codo se reuniram no auditório da CEUs, onde participaram de  uma palestra sobre acidentes de trabalho, fornecida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Caxias  (Cerest), em parceria com a Secretaria de Sauúde. Atualmente o Cerest atende 48 municípios do Maranhão.

“O nosso objetivo é trazer orientações para que os profissionais da saúde sigam cadastrando os acidentes para poder identificar, posteriormente, até intervenções que possam ser feitas para evitá-los”, diz Valeska psicóloga e palestrante.

Equipe do CEREST Caxias

De acordo com Eliel, enfermeiro e  coordenador da Cerest o preenchimento das notificações de acidentes pode vir a auxiliar o planejamento das ações em saúde, definir prioridades de intervenções e auxiliar no impacto dessas intervenções.

Durante o evento foram debatidos temas como: os Cuidados com a Voz; LER-Dort; Educação Popular e Aspectos Psicossociais inerentes a essa classe trabalhista.

Valeska Psicóloga

Durante a abertura, falou-se da necessidade de aprofundar as políticas públicas de saúde dos trabalhadores, já que é grande o número de doenças e acidentes decorrentes do trabalho. “Por isso, a importância de o município investir no planejamento de ações de prevenção, educação, promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores para reduzir esses números alarmantes.

Foram realizadas palestras, dinâmicas, ensinamento de dicas e orientação para prática de exercícios e tomada de medidas para promoção de qualidade de vida dos profissionais em todas as áreas.